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Você já mediu a maturidade digital da sua empresa?

AMADURECER

  1. Tornar(-se) maduro; amadurar(-se), sazonar(-se);
  2. Tornar-se experiente ou maduro na vida;
  3. Aprimorar-se ou elaborar-se (doutrina, método, teoria etc.).

Quando analisamos o significado do verbo “amadurecer” percebemos que ele é um termo essencial em todos os aspectos de uma empresa. Ser maduro, ou seja, colecionar experiências e aprimorar-se por meio delas, é imprescindível para alcançar patamares de inovação, sucesso e credibilidade. 

No mundo digital, a regra mantém-se, pois a transformação digital exige constantemente a maturação de conhecimentos em rápida velocidade. Os processos abandonam o analógico pelo digital, contudo, eles não devem ser os únicos, a mentalidade também deve seguir o mesmo caminho. Não basta o investimento em tecnologias, é necessário que todos os pormenores, principalmente os profissionais, sigam a lógica digital. De forma geral, isso é o que chamamos de maturidade digital.

Seguindo a mesma ideia do conceito de alfabetização digital – referente à compreensão de signos e concepções do mundo digital -, a maturidade digital serve para medir e qualificar o quão digital é uma empresa, isso com base em pontos de importância e capacidades no âmbito on-line.

Patamares de Maturidade Digital 

Para que as empresas consigam entender onde se encontram na vastidão que é a experiência digital que leva a tão quista maturidade, o Google e o Boston Consulting Group (BCG) desenvolveram um guia dos quatro estágios de maturidade digital.

Nascentes
Emergentes
Conectadas
Multimomento
"Nível mais básico, em que empresas fazem campanhas usando dados com baixa ligação a resultados".
"Empresas fazem campanhas baseadas em dados de consumidores, além da compra de mídia programática".
"Empresas mantêm dados integrados e ativados ao longo de múltiplos canais, com conexão clara a ROI e resultados de vendas".
"Nível mais evoluído, em que empresas têm execução otimizada e personalizada baseada no resultado individual de cada cliente, em todos os canais".

Existem múltiplas características, além das citadas, que separam cada grupo. Da mesma forma que muitos quesitos do mundo off-line são também influenciados pelo nível de maturidade digital da empresa, principalmente a relação custos vs. receita, como é possível ver abaixo:

Passos da Maturidade Digital no Marketing  

1º PASSO
Presença Digital
Ter um site profissional e perfis nas principais redes sociais. Utilizar programas como o Google Analytics.
1º PASSO
2º PASSO
Visibilidade
Desenvolver um blog para produção de conteúdo + investir em anúncios pagos nas redes sociais e no Google.
2º PASSO
3º PASSO
Marketing de Conteúdo
Definir uma persona para o seu negócio, para, a partir disso, traçar a jornada de compra do cliente. Visto isso, desenvolver sua estratégia de conteúdo, pautando os principais assuntos a serem abordados, mantendo uma frequência de postagens.
3º PASSO
4º PASSO
Prova de Canal
Configuração de RD Station, geração de leads, investimento em mídia paga e monitoração de dados.
4º PASSO
5º PASSO
Automação do Marketing
Segmentação de estratégias, como leads + estratégias de conteúdos em redes sociais e e-mail marketing.
5º PASSO
6º PASSO
Otimização Constante
Definir e analisar metas, otimizar a produção de conteúdo e qualificar os leads.
6º PASSO
7º PASSO
Integração Marketing e Vendas
Inbound Sales + Jornada de Compras automatizada e segmentada.
7º PASSO
8º PASSO
Referência Digital
Criação de novos canais e otimização de SEO, consequentemente, levando à fidelização automática de clientes.
8º PASSO
9º PASSO
Fluxo Completo
Aprimorar sistemas de análise e feedback + produção de conteúdo segmentado.
9º PASSO
10º PASSO
Maturidade Digital
Retenção e experiência do cliente automatizadas, segmentadas e realizadas digitalmente com sucesso.
10º PASSO

Os principais desafios  

Sem dúvida, o caminho para se tornar uma empresa digitalmente madura é longo e repleto de desafios e transformações, sendo o maior de todos o de sair do papel e colocar as ações em prática.

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dos executivos das empresas menos maduras digitalmente afirmam que suas empresas passam mais tempo falando sobre negócios digitais do que efetivamente agindo para colocá-los em prática.

Além do planejamento e do investimento em tecnologias, é preciso mudar a mentalidade e os processo, investir em conhecimento e não ter medo de colocar em prática. Na tentativa e acerto – assim como o processo de maturação de uma criança ou adolescente – que aprendemos o que funciona melhor e adquirimos maturidade. Semelhante ao processo humano, a maturidade digital também depende do ato de ter diversas experiências.

Mas, nunca se esqueça, todos devem fazer parte desta jornada, ninguém pode ficar de fora, seja financeiro, vendas, TI, marketing, atendimento, recursos humanos, gerenciamento, e o mais importante de todos: o cliente (em específico, sua relação com a empresa).

Outro grande desafio a ser superado é a falta de integração entre dados e estratégias do off-line e on-line. Não considere ambos como mundos separados e sem ligação, quando, na verdade, ambos são dependentes um do outro. Para se ter realmente sucesso e maturidade digital, é preciso integrar o mundo físico e real ao digital.

Nesta mesma leva podemos considerar como barreiras: o pouco investimento em automatização e personalização; a baixíssima dedicação à mensuração, análise e atribuição de valores; o uso de métodos de organização ineficazes e a negação de ações colaborativas.

Cenário Atual  

Globalmente, a maturidade digital já é algo visado por muitas empresas. Infelizmente, a realidade não é a mesma no Brasil, que timidamente dá seus primeiros passos de destaque no mundo digital.

Algo que demonstra a falta de conhecimento do consumidor local e de aptidão para aproveitar as oportunidades preciosas que nosso mercado oferece, já que, no final das contas, boa parte da população se apresenta receptiva a anúncios on-line.

Dessa forma, a falta de conhecimento e de investimento no mercado brasileiro coloca as empresas nacionais em níveis mais baixos de maturidade, ao contrário da realidade européia, que está em ascensão, conforme os dados da pesquisa da Google + BCG:

Seja sua empresa uma nascente, emergente ou nenhuma das classificações, é importante abrir as portas para a transformação digital e investir ao longo prazo para um dia alcançar a maturidade digital. Quem sabe você pode fazer a diferença e se destacar no cenário nacional?

Quer saber mais sobre a importância da Transformação Digital?

Descubra em nosso texto especial sobre o assunto: Seja parte da Transformação Digital.

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