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Tendências da SXSW 2018

 Nas últimas duas semanas, a South by Southwest bombou e surpreendeu muitos. O evento, realizado em Austin, no Texas (EUA), é considerado uma grande referência mundial em tecnologia, inovação e economia criativa.

 Por isso, muitas das temáticas lá discutidas tendem a antecipar as tendências que estão por vir. Algo que torna este evento um divisor de águas para diversos setores e destaca pontos que devem ser levados em consideração ou repensados.

 Dessa forma, não poderíamos deixar de fazer um resumão e apresentar quais foram as questões mais importantes abordadas durantes estas semanas de palestras e seminários. Listamos aqui os pontos que mais foram comentados tanto no local como nas redes sociais no pós-evento.

Fim do Gênero

Desconstruir o conceito de divisão de gêneros é uma premissa forte socialmente e comercialmente. A tendência é que o público cada vez mais busque nas marcas serviços/produtos que não se utilizem desta demarcação. A tendência do genderless demonstra exatamente isso. Sendo assim, boa parte das marcas terão que rever seus métodos de produção e divulgação para se adaptar ao mundo não-binário.

Empatia de causas

Marketing de causa já é uma forte tendência e só tende a ganhar maiores proporções. O consumo virá a ser atrelado de forma mais direta às causas defendidas pela marca, e o consumidor buscará se relacionar somente com empresas que defendam causas com a qual ele se identifique. Portanto, é preciso verdadeiramente que as empresas iniciem apoios e engajamentos a causas sociais.

Modo Humano

Ligado muito fortemente ao conceito anterior, um desejo de muitos dos consumidores será de que as empresas e o atendimento em geral se tornem mais humanizados. Em contraposto a muitas das tendências atuais de tecnologia, esse ponto demonstra que muitos virão preferir algo mais pessoal e personalizado, com um toque humano.

Serviços automatizados

Em um caminho totalmente contrário da ideia anterior, o crescimento dos serviços automatizados, como as assistentes virtuais por reconhecimento de voz, só tendem a se expandir, principalmente nas grandes metrópoles e dentro das indústrias.

Light Speed Learning

Tudo vem se tornado cada vez mais rápido, um exigência que vem se espalhando para diversos setores, incluindo agora a educação. Não exatamente na base curricular, mas sim nos cursos e estudos acadêmicos. O fluxo é que os cursos de período curto e intenso se tornem mais comuns, principalmente, para responder a demanda de muitos profissionais e acadêmicos que procuram um conhecimento mais rápido e uma aprendizagem mais prática.

Mercado local

Parte das novas gerações iniciará um processo de transferência de consumo dos grandes monopólios para empresas locais, com a assertiva de sentimentos como proximidade, familiaridade, sustentabilidade e consumo consciente.

Microinfluenciadores

A questão anterior nos leva a este ponto, onde os tão comentados influenciadores de grande renome cedem parte de seu espaço para o poder dos influenciadores de menor renome, ou seja, a tendência é que o consumo cada vez mais local eleve a cultura local, e, portanto, as pessoas de influência em uma certa região terão maior impacto quando comparado a alguém influente em um maior âmbito.

 Essas são algumas das previsões de comportamento e consumo para o futuro. Não há como ter a certeza absoluta da forma que tudo será, mas ter o conhecimento e a mente aberta já é meio caminho andado quando se trata de estar lado a lado com a inovação. Eventos como este são um exemplo de como participar do processo constante em direção ao futuro.

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