fbpx

Blog

teclado-negocios-sociais-jovem_1150-1012

Seja parte da Transformação Digital

O mundo está em uma constante evolução, isso torna o ato de mutar-se e adaptar-se como marca uma necessidade para manter-se vivo e na linha de frente desta transformação. Negar os indícios de mudança significa assinar a sentença de estagnação. É preciso avançar e receber o progresso de braços abertos, buscar entendê-lo, criticá-lo e pô-lo em prática.

Torne o digital o centro do seu negócio


O mundo digital não deve mais ser visto como uma ferramenta secundária, mas como o cerne de todas as ações da empresa, como uma cultura. Deve começar das raízes, para então gerar os frutos.

A hora de transformar é agora!


A transformação digital não é uma tendência, ela já é uma realidade.

O que é transformação digital?  

Chegou o momento de dizer adeus aos processo analogicos. A era da economia digital é o agora e já apresenta diversos sistemas de transmissão, processamento ou armazenamento que fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, pegue seu perfil nas redes sociais, ou seu despertador digital, e-mail e banco on-line, por exemplo.

Dentro das empresas, percebe-se uma presença ainda maior do digital, como forma de garantir precisão, qualidade e velocidade de performance. Todavia, a maioria dos empreendimentos não utilizam em totalidade as benesses do mundo digital, o que os torna inferiores na escala de mercado e cria, erroneamente, a ideia de pertencer a tão comentada transformação digital, quando na verdade o processo é bem maior.

Não basta inserir uma grande quantidade de tecnologias na rotina da empresa e do relacionamento com o consumidor, é preciso transformar, revolucionar, mudar a forma de ver o empreendimento e seus processos, de ponta a ponta.

A revolução deve ser impactante e geral, DISRUPTIVA; deve quebrar padrões; deve ser inovadora e muito bem estruturada; deve ir além do setor de marketing e TI, precisa abranger todos os setores e sistemas da empresa, desde os colaboradores ao consumidor; deve ser mental, deve fazer parte da cultura empresarial;

“A cultura voltada à inovação deve ser abraçada por todas as áreas de uma empresa, sem exceção. Afinal, a Transformação Digital envolve a colaboração e compartilhamento de informações entre setores em prol de metas comuns. O que precisa ser repensado é justamente a absorção destas mudanças pelos setores sem deixar espaço para o tradicionalismo. Implementar tecnologias e não repensar antigos processos é só uma maquiagem de Transformação Digital, não a mudança em si”, explica Tiago Magnus, Fundador do Transformação Digital, em entrevista para revista Exame.

Pilares conceituais 

O potencial humano

O essencial da tecnologia é estar em serviço do fator humano. Assim, conceitos como trabalho colaborativo, hierarquias flexíveis, experiência do cliente, diversidade e representatividade moldam esse pilar.

Cultura Digital

É necessário que a mentalidade da empresa e o modelo de negócio seja digital e que isso esteja presente nos mais diversos aspectos, desde as estratégias à produção diária. Para isso, a inovação e a liderança são peças-chave.

Soluções tecnológicas

Para ser digital a tecnologia é primordial. Assim, a automação de processos, as inteligências computacionais e as inovações constantes devem fazer parte das estratégias de negócio e os setores como TI devem ser o norte para evoluir.

Principais ferramentas 

Computação em Nuvem

Transferir processos e armazenar informações na nuvem, por meio de sistemas, infraestruturas de serviço e plataformas, fornecidas por especialistas.

Mídias Sociais

As plataformas de interação digital são a melhor forma de interagir com o cliente, descobrir seu comportamento e divulgar a marca.

Mobilidade

As fronteiras de espaço e tempo são inexistente. O cliente quer ser atendido pela sua marca independente de quando e onde, e as ferramentas são o caminho.

Internet das Coisas

A conhecida IoT se refere a todas as coisas cotidianas que hoje se encontram conectadas e podem ser acionadas digitalmente e de forma instintiva.

Big Data

Estamos na era de produção e acesso de dados/informações em massa. Essas são ferramentas que auxiliam na hora de armazenar, coletar e analisar.

Inteligência Artificial

Responsáveis pelo atendimento automatizado, as famosas assistentes virtuais e chatbots, ou até FAQ, são formas desta ferramenta.

O caminho 

Já sabemos que para uma empresa ser parte da Transformação Digital não basta apenas transferir todos os documentos e ações para o digital. É necessário uma sequência de revoluções, que vêm de cima para baixo, da liderança e seu incentivo até os colaboradores, chegando aos clientes. 

Esses passos e estratégias possuem diversas ramificações e abordam desde o relacionamento dentro do negócio a fatores de estrutura tecnológica. Em pouquíssimas palavras, podemos dizer que o caminho em sua essência é composto por 5 D’s:

  • Digitalização
  • Desmaterialização
  • Desmonetização
  • Democratização
  • Disrupção

Mas o processo não para após uma disrupção, até porque o mundo e o mercado nunca param de se inovar e renovar. Esse é um processo contínuo do qual já fazemos parte neste instante, portanto cabe à empresa escolher se assistirá tudo de forma passiva até seu momento de decadência ou se buscará acompanhar lado a lado as tendências, sempre em busca de seu espaço na competição tecnológica e econômica. 

Pilares de aplicação 

As micro-revoluções 

Para inserir a transformação digital em uma empresa nem sempre é necessário uma disruptura abrupta e incisiva, principalmente, em negócios menores que não possuem a estrutura para grandes e rápidas mudanças que acompanhem o ciclo contínuo e frenético de inovações.

Pois, imagine este cenário: o empreendimento realiza uma grande transformação de operações, leva meses para se adaptar e alcançar resultados, e quando isso finalmente acontece o método ou tecnologia escolhido já encontra-se ultrapassado. No final, essa transformação não obtém o sucesso esperado, pois não acompanha o ritmo do mercado e das inovações. Mesmo com todo o investimento, a empresa se encontra no mesmo ponto de partida, sem evolução.

Para fugir desta falha, ao invés de aplicar uma gigantesca mudança digital, um negócio pode aplicar pequenas mudanças em sequência, assim, é possível analisar cada estágio de revolução e não se perder na constante inovação. Essa forma de transformação digital também é um ótimo incentivo aos colaboradores em geral, que desenvolvem uma cultura de inovação, estando aptos e flexíveis para mudanças e novidades constantes.

O perfil do novo líder 

Se a ideia é transformação e inovação, tudo dentro de uma empresa deve seguir esta premissa, inclusive o chefe.

Há anos, os líderes tradicionais já não são mais vistos como o melhor perfil de sucesso, mesmo assim, eles permanecem como algo recorrente em múltiplas empresa. Porém, chegou mais do que a hora de se desfazer de concepções antigas de liderança.  Este é o momento dos líderes de transformação digital, o que se conhece como líder exponencial, ou seja, é aquele que possui amplo conhecimento e busca se adaptar e adquirir novas competências constantemente, sabendo que o fluxo de desenvolvimento não é linear, mas sim, uma grande rede de conhecimento e fatores. O mesmo ele reconhece, incentiva e aplica na forma de trabalho, no talento e na diversidade de seus colaboradores.

Conheça os quatro principais perfis de líderes exponenciais, que podem ser mistos e mutáveis:

Qual será o profissional do futuro?

Descubra as características essenciais para a formação dos profissionais da Transformação Digital.

Os benefícios 

Marcelo Andreguetti/Estúdio ABC

“A transformação digital é bem sucedida quando toda a organização abraça iniciativas, soluções e tecnologias alinhadas ao negócio.”

Jules Ehrhardt

Cenário e cases 

Transformação Digital no Brasil:

As empresas que se destacam em território nacional

Transformação Digital e humanos: cases de sucesso

Mais uma super reportagem da Transformação Digital.

O cenário de investimentos na Transformação Digital em números

Descubra mais na matéria do Transformação Digital

Para saber mais 

O que é Transformação Digital?

Descubra mais com o site em referência no setor!

Os estágios da Transformação Digital em uma empresa

Um super passo a passo de estratégias para sua Transformação Digital.

Compartilhe