fbpx

Blog

close-up-do-homem-de-negocios-com-tabuleta-digital_1098-549

Seja bem-vindo à era dos dados

Imagine uma realidade na qual a internet, computadores e celulares móveis eram uma longínqua possibilidade, ou seja, a realidade de nossos avós e bisavós. Uma época em que para se adquirir qualquer informação era quase uma epopeia que levava dias, senão meses ou anos. Além do que era informado nos jornais e rádios, o acesso a dados e informações concretas era burocrático e repleto de obstáculos, muitas vezes físicos.

Por muitos motivos, essa situação hoje é escassa e acontece em casos isolados. Avançamos tecnologicamente e, assim, caminhamos em direção a uma era de maior acesso à informação e aos dados em geral. Ao ponto de nós mesmos podermos produzir e disseminar informação, sem grandes necessidades de recursos financeiros, de formação profissional ou de embasamento judiciário.

Dessa forma, fomos de uma geração na qual a seca de informação reinava a uma onde somos bombardeados segundo a segundo. As mudanças são extremas e apresentam um cenário onde é necessário muito trabalho e criatividade para se destacar, assim como, muita reflexão e conhecimento para não se perder ou afundar com a corrente.

Com a chegada da internet em nossas vidas, tudo mudou da água para o vinho. Globalização já não é o suficiente para descrever, e democratização da informação ainda não é uma realidade que podemos afirmar, portanto, classificamos o acontecimento como transformação digital. Um termo simples que engloba coisas bastante complexa e amplas. Basicamente tudo em nossa vida passou por processo de digitalização. Desde as relações em comunidades físicas para digitais ao nosso enfoque neste texto, a informação do papel para as mídias on-line e nos armazenamentos de dados na nuvem, o último exemplo sendo o fenômeno que é popularmente conhecido como Big Data.

Mas o que isso tem a ver com o meu negócio? 

Simples de responder, mas nem tanto. Portanto, não nos reservamos a responder tudo de uma vez e somente neste texto. Resolvemos fazer uma grande resposta, no formato de diversos textos, com enfoques diferentes e pontos importantes. Queremos pegar o grande espectro, mas dissecá-lo para torná-lo entendível.

A princípio, a resposta que precisas saber é: não há como evoluir sem informação. Se uma pessoa necessita de conhecimento para evoluir profissionalmente, o mesmo é válido para uma empresa. Você precisa saber o que o mundo espera e quais são as expectativas e desejos de seus clientes, precisa conhecê-los. E essa informação as tecnologias de acesso, armazenamento e análise de dados podem lhe fornecer. Na verdade, quanto mais informação de qualidade, melhor.

Aí se encontra outro ponto importantíssimo, acesso aos dados todos nós temos, mas poucos sabem como trabalhá-los e utilizá-los ao seu favor. É preciso conhecer as ferramentas, os métodos de análise e como transformar os dados em ações e práticas positivas para seu empreendimento. Aí entram os profissionais específicos desta área, cargos de certa forma recentes, mas nem tanto, já que análise de dados é algo bastante comum desde a década de 1960, contudo, hoje temos uma nova perspectiva, inserida no mundo digital.

Portanto, ao investir no uso de dados para sua empresa, seja em caso de estratégias de comunicação, análise, vendas, marketing ou outros, é de extrema importância contratar profissionais de qualidade e que tenham conhecimento e credibilidade sobre o trabalho que estão realizando. Outro fato importante de selecionar um profissional qualificado é que ele terá a noção dos limites éticos quando se trata de acessar os dados de outras pessoas e para o que eles serão utilizados.

Tendo isso em mente e estando aberto às possibilidades que essas informações podem lhe oferecer, entenda que esse processo faz parte de um movimento natural por diversos fatores, mas alguns devem ser ressaltados: o fácil acesso à informação, a evolução dos processos digitais, a necessidade de maior precisão e credibilidade na comunicação e a busca por uma relação mais personalizada entre consumidor e empresa. 

E que se você não acompanhá-lo, ficará para trás e se perderá na corrente.

Por isso, venha com a gente! Se prepare para uma viagem de conhecimentos em ambientes variados e bastante conhecidos, como marketing, ciência, informática, política, jornalismo, publicidade, saúde, educação, todavia, agora com novos olhos, sob a visão da magnífica Data (dados em inglês).

Compartilhe