fbpx

Blog

barista-dando-bebida-ao-cliente_23-2147795711

Foco na retenção e fidelização de clientes

Planejamento, estratégias e horas gastas com o objetivo de criar diferentes formas de atrair uma nova gama de clientela fazem parte da rotina da maioria das empresas, mas, infelizmente, muitas delas esquecem outra parcela importante: os clientes já existentes. Se conquistar um pode parecer difícil, retê-lo e fidelizá-lo é ainda mais.

Retenção pode parecer uma palavra típica apenas para setores de telemarketing, todavia, o termo de força tem um gigantesco impacto no modelo de mercado atual, incluindo questões de fidelização, economia afetiva e experiência do consumidor. Para começar, fuja do modelo de retenção popularizado pelas agências de telemarketing. Insistência pode parecer uma tática simples e resultativa, porém, muito pelo contrário, é uma característica que gera rejeição automática e perdas para os negócios.

Os caminhos ideais partem de conceitos como confiança, personalização, conteúdo e reconhecimento, bases de um relacionamento saudável entre consumidor e marca. É necessário que uma forma de contato sempre se mantenha ativa sem ser inoportuna, demonstrando que a empresa se importa e está lá para auxiliar em qualquer situação.

Utilize a tecnologia e as redes sociais ao seu favor, Crie um formato de atendimento funcional, que esteja sempre disposto, com agilidade e um olhar pessoal e humano sobre as circunstâncias do cliente, faça-o sentir-se valorizado, escute-o.

Uma tática com ótimos resultados é o customer success, termo em inglês que significa sucesso do consumidor. Ele se refere a táticas pró-ativas de engajamento com o cliente, onde a comunicação e o incentivo provém não somente do público, mas da marca também,

Tudo ocorre de forma natural e sutil, iniciando-se com a oferta de entender e solucionar as necessidades e problemas do cliente. Assim, diferentes estratégias podem ser utilizadas para guiar o cliente para o consumo ou compra de produtos/serviços.

O relacionamento não acaba aí, segue-se uma diversificada gama de abordagens que existem também para o momento pós-negócio fechado. O caso prossegue com um profissional que acompanhe constantemente o que chamamos de ‘ciclo de vida do cliente’, para que, aos poucos, solidifique-se um vínculo entre marca e indivíduo.

Customer Success: a jornada ao sucesso

SAIBA MAIS

Compartilhe