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Novas realidades: virtual e aumentada

Uma nova forma de enxergar e representar o mundo, esse é o grande e impressionante impacto da realidade virtual e aumentada. Pois quando pensávamos que já tínhamos visto de tudo, aprendemos que há muito mais para ser explorado.

Reconhecido como um método tecnológico que cresceu e alcançou o mundo através dos games, o RV hoje encontra na área da comunicação e marketing um espaço promissor com uma variedade de possibilidades incontáveis. Não é por menos, já que comunicação e criatividade encontram nestas novas realidades um novo formato que as permite explorar pontos e campos nunca explorados antes.

O que é?  

 Para entender melhor, primeiramente, tenha noção que ambas são experiências alcançadas através do uso de um óculos ou viseira fechados, acoplados a um celular ou tela, que assim transmitem imagens criando a sensação de imersão em uma nova realidade/cenário 3D.

 A diferença dos dois formatos de realidade se encontra no conteúdo que elas nos apresentam. A virtual é formulada através de softwares e é totalmente composta virtualmente, seja ela baseada em algo real ou irreal (fantasioso). Já a aumentada, é uma apresentação de uma imagem composta por gravações e/ou montagens do que realmente existe.

Como pode ser utilizado? 

Mesmo o mundo dos games ainda sendo o que mais utiliza esse tipo de tecnologia, ela vem crescendo em passos lentos, mas importantes, no setor da comunicação e marketing. O próprio uso deste recurso através de games já está quebrando barreiras e migrando para a complementação ou composição de campanhas publicitárias (principalmente as transmídias), que vem se tornando um grande sucesso.

 Outros campos onde a realidade virtual vem se expandindo bastante é no da medicina e no educacional, incluindo neste último a utilização em treinamentos, como para combatentes.

 A grande jogada, resumidamente, está na aliança de tecnologia, experiência sensorial e conteúdo para que o impacto seja marcante e transformador. Tudo se trata de desenvolver uma experiência ao cliente que vá além do imaginável, ao ampliar e transcender as barreiras da normalidade.

Campanha desenvolvida para Hermes Padini, envolvendo realidade virtual, gaming e vacinação infantil
Campanha desenvolvida na divulgação da 2ª temporada da série da Netflix, Stranger Things.

Quais são as tendências? 

Como este foi um ramo que cresceu além do esperado nos últimos quatro anos, em 2018 as apostas são altas. Calcula-se que a indústria de realidade virtual possa movimentar cerca de US$ 5,2 bilhões somente neste ano,

Por isso, a expectativa é que a publicidade cada vez mais utilize este recurso em suas campanhas, de forma cada vez mais imersivas, com maior investimento em novas tecnologias, como as que apostam no uso do áudio, melhores capturas e realidade 360º (uma das favoritas do público, gerando um maior engajamento).

E ao contrário do que possa se pensar, tudo aponta para que este recurso seja cada vez mais acessível. Com preços e serviços mais variados e flexíveis, tudo devido ao aumento de empresas e desenvolvedores nesta indústria.

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