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Promoção personalizada: o famoso foco no cliente

 No mercado, há uma antiga premissa que faz parte da moral e dos negócios: o cliente é rei. Sendo assim, nada de surpresa ao se ver, cada vez mais, como a experiência do cliente é um dos fatores mais importantes na composição do marketing e da comunicação de uma marca.

 Após as décadas de publicidade direta e agressiva, o que surge são novos conhecimentos voltados para o novo comportamento do consumidor, e uma coisa tornou-se muito clara: o cliente quer se sentir único e importante. Sabendo disso, conclui-se que o antigo comportamento frio e generalizado, se executado hoje, é igual a perda de um cliente. Na esfera atual, é a personalização que entra em seu lugar, como um mantra a ser seguido à risca, tanto no online quanto no offline.

Exatamente por isso, não podemos deixar de voltar nossos olhos para um dos formatos mais clássicos de experiência do cliente: as ofertas e promoções. Esqueça por um momento o encarte ou a promo geralzão. Foque-se nos cupons exclusivos, na promoção de e-mail marketing, no promoshare em redes sociais, nos brindes de fidelidade e muitos outros dentro dessa linha. Mas talvez você se pergunte: o que elas têm de importante? Bom, a resposta é bem simples, elas possuem um alvo em específico, são desenvolvidas com um público-alvo e um objetivo em mente, personalizadas exatamente para isso. Sem dúvidas, atualmente, esse é o caminho garantido para encantar o cliente e fidelizá-lo.

 Porém, como realizar algo assim? Nesse momento, muita atenção. Para desenvolver uma promoção personalizada é preciso duas coisas como princípio, a pesquisa e o planejamento. Inicie conhecendo seu cliente alvo, quais são seus gostos, que promoção o interessariam, o que lhe atrai e muitas outras  informações que são de extrema importância. E nada disso é muito difícil de se conseguir. Na era do big data, consegue-se informação nas mais diversas interfaces, com a existência de aplicativos, softwares e empresas focadas estritamente nesse serviço. Assim que você possuir esse conhecimento, daí, então, que entra o planejamento e, claro, a criatividade.

 E quando realizar estas promoções? Não há uma resposta concreta, pois cada caso é um caso, entretanto, saiba entender as situações e perceba a promoção como uma troca, um processo de relacionamento e amizade entre a marca e o consumidor. Como citado no texto ‘Ofertas: o que isso representa na experiência do cliente’ no portal Transformação Digital, “assimile a ideia a um boomerang, você quer que esse cliente volte o quanto antes para encantá-lo cada vez mais com seu produto e/ou serviço e torná-lo um cliente fiel”.

 Portanto, o momento pode ser na primeira compra, em períodos especiais ou datas comemorativas (olha o brinde e reconhecimento dos clientes aniversariantes de exemplo), até em momentos de afastamento e de crise (mas busque utilizar isso mais como uma técnica de prevenção desses cenários do que de recuperação deles). Para finalizar, saiba comedir e lembre-se de que o exagero é um pecado. Hoje, o sútil e singelo tem muito mais efeito que o agressivo.

Alguns exemplos de promoções personalizadas:

Cupom Online

 Promoção de cupom online da marca de cosméticos Quem Disse, Berenice?, onde com um cadastro de e-mail a cliente ganha um cupom digital para retirar na loja o novo lançamento de batom da marca. Uma proposta muito inteligente, que garante o e-mail do cliente (para e-mail marketing futuro), divulga um novo produto e faz com que o cliente vá fisicamente na loja, onde poderá ser atraído a comprar outros produtos.

Promoshare especial

 

Brinde ao aniversariante

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