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O poder do Instagram

O aplicativo de fotos e filtros, criado em 2010, evoluiu bastante nos últimos meses e ampliou seu alcance, principalmente após a compra pelo Facebook. A rede social, que tinha uma inclinação mais artística e pessoal, abriu espaço para os negócios, impulsionando suas ferramentas, tanto de publicação quanto de anúncios.

 A inovação mais atual que caiu nas graças do público foi o stories. A possibilidade de compartilhar instantaneamente os momentos do dia viralizou e conseguiu conquistar os usuários do Snapchat – de serviço similar – que com isso perdeu grande parte de sua influência nos últimos meses. É possível ver o sucesso do Instagram através da média de 700 milhões de usuários mensalmente ativos. Ou da taxa de 200 milhões de usuários que engajam com as postagens de stories.

 Tudo isso torna o app um dos principais meios de mídia digital para a divulgação de marcas e realização de publicidade online. Algo que algumas pesquisas já comprovam, como a realizada pela Socialbakers (empresa de monitoramento de métricas de redes sociais), divulgada no mês passado, que descobriu que as marcas conseguem um engajamento três vezes maior fazendo anúncios pelo Instagram do que por meio do Facebook.

Organizando o feed

 Na hora de desenvolver o Instagram da sua marca, é necessário pensar no perfil que suas postagens irão seguir, imaginar o que o usuário irá visualizar em um geral quando abrir o feed da sua empresa. Dessa forma, os posts devem ser padronizados, ter uma conexão entre si para, assim, criar um diálogo com o público. Pense em uma temática a ser seguida, um perfil de cores, enquadramentos, assuntos, filtros, linguagens e abordagens de conteúdo. Evite mudanças drásticas, ao menos que realmente necessário.

 Procure sempre planejar suas postagens em busca dessa unidade. Para criá-la mantenha sempre em mente seu público alvo, o que eles consomem e postam sobre seu dia a dia. Para isso, pesquisas e análise de público, métricas de engajamento e alguns aplicativos auxiliares especificamente para o Instagram são uma grande ajuda de planejamento editorial de postagem.

Engajamento 

 As formas de alcançar maior engajamento partem principalmente do público consumidor de sua marca, mas há algumas dicas que podem e devem ser seguidas. Primeiramente, sempre utilize o recurso de hashtags, mas cuidado para não abusar ou utilizar aquelas que não irão auxiliar na divulgação do post. Pense sempre em hashtags genéricas que podem ser utilizadas em diversos posts, assim como, em específicas com palavras-chave que identifiquem e ao mesmo tempo sejam populares em outros perfis.

 Busque, também, postar regularmente e nos horários certos (o famoso timing). Para isso, crie calendários de publicação, pesquise, meça os horários de pico dos seus seguidores e acompanhe diariamente as métricas de engajamento.

 Outro ponto importante é não se esquecer de interagir com o público. Não espere apenas o engajamento como uma via de mão única. Procure curtir e interagir sempre que possível, tanto nas suas próprias postagens como nas dos seus seguidores. O mesmo vale para instigar a interação do público, com perguntas e postagens específicas. A interatividade é um dos principais pontos das redes sociais, portanto, utilize-o.

 Não se esqueça também de diversificar e utilizar os recursos de formato do Insta. Utilize as possibilidades de vídeo, tanto em posts como em stories. Conheça o que o aplicativo lhe oferece e experimente os recursos, buscando uma unidade de perfil, mas explorando os formatos.

 Por último, promova. Claro, sem exageros. Divulgue sua conta em outras redes sociais, pesquise por contatos, disponibilize formas de acesso à conta de Instagram em outras mídias digitais e em cartões de contato.

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