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Aquele que planeja, só tende a crescer

Depois de avaliar tudo que foi feito no ano que passou, chega a hora de planejar para o novo ano que está aí. Ambas tarefas são um tanto complexas, porque exigem um grande conhecimento da marca, do momento do mercado e dos conceitos de comunicação, marketing e estratégias de negócio. Porém, a tarefa não é impossível, muito pelo contrário, ela pode ser uma grande facilitadora para futuras barreiras e oportunidades.

E como tudo possui um lado positivo, no caso do planejamento, isso ocorre pela possibilidade de flexibilidade. O ideal é desenvolver um planejamento “redondo” (que se complemente e preveja todos os movimentos), mas isso pode ser algo difícil de se executar, portanto, podemos ter a tranquilidade de que um plano estratégico oferece brechas para mudanças no meio do caminho. Nesse caso, já inicie o ano sabendo que em algum momento, talvez, a rua a ser seguida será diferente da prevista. Todavia, isso não é fato para desespero, mas sim, para adquirir conhecimento e maturar os passos da empresa.

Com tudo isso em mente, inicie todo o processo com a avaliação dos pontos positivos e negativos do ano passado. Mantenha as práticas que deram certo e estude formas para melhorar ou mudar aquilo que não deu tão certo, ligando isso ao estudo de mercado e de tendências do próximo ano.

Após, inicia-se a criação de metas e objetivos de curto e longo prazo (separe-os por setor, importância e temporalidade), de preferência tendo em mente a realidade da empresa e do que realmente pode ser feito em cada período. Não sonhe com passos mais largos que a perna, pois eles geralmente só atraem frustração ou retrocesso. Tenha calma para entender que alguns objetivos levam tempo e trabalho, tudo no fim valerá a pena.

Contudo, tenha em mente que isso é diferente de sair da zona de conforto, algo que, na verdade, recomendamos. Explore o novo, o desconhecido e inovador. Diversifique seu pensamento e talvez, ao invés de um passo maior que a perna, estará criando um novo campo do qual poderá colher diversos frutos. Invista em brainstorming, tire um momento para dedicar somente à criação.

A partir daí, cada processo tem sua singularidade, pois cada empreendimento é um caso e um conjunto único de metas. No geral, outras dicas para lhe auxiliar neste processo são:

  • Reavaliar o público-alvo, seu comportamento e as personas. Será que elas ainda se adequam à marca neste momento?
  • Potencializar o que for possível. Contrate pessoas especializadas ou busque especialização aos profissionais que já possuí. Busque produzir mais e com mais qualidade, saiba os potenciais da marca, de cada setor da empresa e do próprio mercado.
  • Não procrastinar! O ano não começa somente após o carnaval, planeje sempre e inicie o ano com tudo, pois esse é o momento de investir e de estrategiar.

Por fim, saiba que erros e equívocos vão acontecer mesmo com planejamento, o importante é aprender com eles, saber como lidar e como corrigi-los. Por isso, tente sempre incluir uma margem de erro em suas estratégias, é algo que pode facilitar na hora que algo ocorrer. Lembre-se que tudo faz parte de muito estudo, projeto, trabalho e aprendizagem. Só assim que se constrói um grande ano para um empreendimento.

UM 2020 A TODOS!!

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