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O social é a causa

Até o momento, já descobrimos que as chaves para uma boa comunicação e marketing são inovação, afetividade, personalização, conhecimento e criatividade. Juntando tudo isso, ainda cabe mais algumas palavras que se tornaram bastante importantes nos últimos anos: empoderamento e social.

 Com o surgimento de uma nova geração de consumidores e opinantes, os pensamentos se alteram e uma nova forma de enxergar o consumo surge. Torna-se ciente que é preciso mudar, e um dos pontos a se transformar é o que o marketing de causa aborda, com o foco de que as marcas unam ações sociais e de empoderamento às produções de marketing e publicidade.

 Para isso é importante que a empresa entenda suas motivações e as do seu público alvo, para então escolher um posicionamento; no caso, abraçar uma causa. Isso deve ser feito de forma realista, a causa não deve ser escolhida apenas para ser utilizada em meios de comunicação, mas na realidade e dia a dia. O empreendimento deve investir em ações e práticas que condizem com a causa que é defendida. Não se iluda, hoje o público já sabe identificar aqueles que fingem o bom samaritano e aqueles que realmente procuram unir bons feitos a boa publicidade com credibilidade e verdade.

 Fuja das inverdades, das causas rasas e dos atos maquiados ou super produzidos. Sem o planejamento, o entendimento e a verdade, tudo parecerá apenas ingênuo ou oportunista. Algo que o público abomina e que, por isso, pode custar a imagem da marca. Pense bem, entenda sua proposta, conheça os movimentos e militâncias da sua causa, procure reinventar-se e transformar-se neste processo e, principalmente, busque realmente ter uma ética social e humanitária em sua empresa. O consumo de massa, com olhos apenas na produção e no lucro, está sendo substituídos por serviços e produtos que buscam melhorar e transformar o mundo. Fique atento!

 Por último, quebre o status quo. Fuja da obviedade, do que sempre foi comum na área da publicidade e comunicação. Reinvente conceitos, buscando abrir a mente, e veja as diversas possibilidades que existem à sua frente. Faça produtos unissex, explore as cores, descubra os produtos reutilizáveis, pense na funcionalidade, motive e empodere novos comportamentos e boas ações. TENHA RESPONSABILIDADE SOCIAL.

 Para inspirar-se, veja as principais causas em que as marcas se engajam:

Outra base para escolher e desenvolver a responsabilidade social da sua empresa, são os 17 objetivos para transformar o nosso mundo, estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), também conhecido como Agenda 2030.

Conheça mais sobre a causa LGBT+

Em nosso especial "Comunicação e Causa: conteúdos sobre a comunidade LGBT+ para se orgulhar"

Conheça a causa feminina na publicidade

Em nosso texto "Femvertising: o empoderamento feminino na publicidade"

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