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O melhor em storytelling

Em nosso último post, falamos sobre o crescimento do storytelling no meio da publicidade e a importância que ele tem na criação de vínculos entre marca e público-alvo. Como essa tendência ainda é algo que vem crescendo recentemente e é desconhecida para muitos setores do mercado, criamos uma lista com alguns dos melhores exemplos do uso de storytelling.

 Fique atento aos exemplos abaixo e se inspire para sua próxima campanha:

O legado da  Kombi

 Em sua despedida, após encerrar suas produções em dezembro de 2013, a Kombi resolveu deixar sua marca na história através do vídeo “Últimos desejos da Kombi”. A compilação de vivências de diferentes pessoas que tem sua vida atrelada ao veículo, mais a narrativa da própria Kombi, que ganha voz ao relembrar suas experiências desde 1951, é extremamente emocional e recria um grande carinho do público pelo produto.

Eduardo e Mônica 2.0: o amor e a tecnologia

 Outra campanha de estrondoso sucesso foi a realizada pela operadora de telefonia Vivo. Eles utilizaram uma produção musical querida pelo público e que faz parte do cultural brasileiro – Eduardo e Mônica do Legião Urbana – e atualizaram para uma narrativa do casal na sociedade atual. A divulgação ocorreu em 2011, com uma versão mais longa online e outra encurtada para televisão, e causou uma grande viralização.

Coca-Cola:  a rainha do storytelling

 A marca de bebidas Coca-Cola é um dos melhores exemplos de storytelling de sucesso. É através dessa prática que ela consegue manter o público ligado emocionalmente ao produto, mesmo com todas as militâncias contrárias a ele por questões de saúde. São histórias simples, como a acima, mas que de forma criativa demonstram que a marca faz parte da história de cada pessoa. É o desenvolvimento de uma relação familiar e ao mesmo tempo mágica que sempre deu certo.

 Já nesse segundo exemplo, saímos das narrativas ficcionais para os projetos de narrativas reais, algo que a marca também investe bastante. Geralmente, as histórias são um ato de trazer magia a uma realidade de conflitos, de demonstrar esperança e prosperidade, como algo que pode estar presente na vida de todos. Nesse caso, ainda há a presença de uma figura publicamente conhecida, a atriz Isis Valverde, algo que traz ainda mais credibilidade e também aproxima o público de uma imagem que geralmente aparenta estar distante.

Engajamento social +  imaginário

 Agências financeiras geralmente possuem uma conexão fria e problemática com o público, mas algumas se distanciam disso, como o Itaú, que utiliza do storytelling e de questões sociais para aquecer seu relacionamento com a grande massa. Esses dois vídeos presentes na lista fazem parte de uma grande campanha transmídia intitulada “Leia para uma Criança”. É um misto de engajamento social, com investimento no futuro, imaginário e laços afetivos.

As emoções que conquistaram o  estado

 Já é tradicional para os gaúchos, com a chegada do final do ano, a famosa campanha da época de festas do mercado Zaffari. Sempre composta por uma narrativa de laços afetivos e forte cunho emocional, elas são famosas por repercutir por meses ou até anos na memória do público local. Já se tornou algo esperado e uma marca registrada do negócio, que continua cada ano surpreendendo e emocionando com seu storytelling que utiliza do emocional de forma crível, sem ser piegas.

Extras  (para saber mais)

Os efeitos do storytelling no cérebro humano

O futuro do storytelling com shonda rhimes (roteirista de séries de tv)

Qual das produções de storytelling lhe chamou mais atenção? Ou mais lhe emocionou?

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