fbpx

Blog

futebol-na-grama-com-luvas_23-2147833431

Marketing Esportivo: paixão e consumo

 Chega a época de Copa do Mundo, Olimpíadas, final de Super Bowl ou qualquer campeonato de várzea, é fato que sempre haverá um grupo de pessoas apaixonadas e dedicadas a transformar sua rotina entorno destes acontecimentos esportivos. É nesse ponto que se encontra uma grande oportunidade na qual muitas marcas, dos mais variados setores, podem aproveitar.

 Sabe-se que durante grandes eventos, ainda mais no âmbito do esporte, o mercado gera um impactante giro econômico devido ao aumento do consumo. Isto posto, cabe a empresa enxergar uma brecha, ou seja, uma forma onde o consumo inclua o seu serviço ou produto. Para auxiliar nestes casos, que surgiu o marketing esportivo.

 Este segmento do marketing pode ser dividido em dois campos. Por primeiro, temos os setores de negócio que abrangem produtos e serviços diretamente destinados às práticas esportivas. Por segundo, temos os setores diversos que se utilizam da temática esportiva como estratégia de vendas e conteúdo.

 Portanto, toda vez que você ver um patrocinador em uma camiseta de time ou em meio a uma partida: é marketing esportivo. Assim como, toda vez que uma publicidade, ação ou conteúdo desenvolvido envolver o assunto de esporte ou algum esportista, também é marketing esportivo.

 Essa é uma forma certeira de unir a paixão pelo esporte com os sentimentos que influenciam o consumo, de forma sutil e que impressione o público alvo de acordo com seus gostos e motivações. Por isso, para colocar uma estratégia de marketing esportivo em prática, é de extrema importância ter noção da persona com a qual está se comunicando, da mesma forma, que os fatores de identidade visual e criatividade são primários para se alcançar bons resultados.

 Inegavelmente, esse conceito, que surgiu na década de 1920 nos Estados Unidos, a partir de estratégias de uma produtora de tacos de basebal, é hoje um dos setores de maior impacto no mercado. Com grandes mostras através de exemplos como: o concorridíssimo intervalo da final do Super Bowl (que, geralmente, apresenta as propagandas mais marcantes da história americana) e os meses em antecedência às grandes competições (a Copa deste ano trouxe ótimos engajamentos de forma inovadora, como é o caso da Guaraná Antártica).

Marcas que são campeãs em  marketing esportivo:

ROLEX

ADIDAS

NIKE

COCA-COLA

RED BULL

ITAÚ

HEINEKEN

Compartilhe