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Ideias para deixar seu feed do Instagram mais bonito

Desde seu início, estética e imagem são a alma do Instagram. Não é por menos que as contas mais populares da rede investem em imagens de qualidade e fazem uso de conceitos de design para organizarem suas postagens, tornado assim o perfil mais cativante e sedutor ao olhar do público.

Logo, surgem tendências de organização e design criadas pela própria comunidade, que variam e se transformam conforme os comportamentos de engajamento ditados pelos usuários. Os antigos layouts com imagens divididas em seis ou nove quadrados (postagens) ficaram no passado. Seja bem-vindo a uma nova ciência e arte de fazer grids de Instagram!

Se você é daqueles que os olhos chegam a brilhar quando abre uma conta no Instagram e vê o feed todo organizado, então esse post é para você. Agora, se você não chega a notar muito isso, mas percebe que seu feed atual é nada atrativo, fique com a gente, porque essa leitura também vai lhe ajudar.

Como começar o planejamento  

Antes de qualquer coisa, faça o exercício de se familiarizar com o grid do Instagram. Abra o aplicativo – tanto no celular quanto na web –  e entenda como seu perfil aparece quando é visualizado por alguém. Atente-se que, mesmo sendo importante a qualidade das postagens de forma individual, também é essencial pensar em como será a aparência de todas juntas.

Entendido isso, olhe para seu perfil e pergunte-se algumas questões simples:

  • Qual a narrativa da minha marca?
  • Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo visualmente?
  • Possuo muito de um estilo de conteúdo visual e pouco de outro?
  • O que acontece quando eu crio diferente combinações de imagens?

Isso mesmo, organizar o feed é como contar uma história. As imagens tem que se encaixar e manter um ritmo. Muita informação nunca gera uma boa narrativa, o mesmo vale para feeds com imagens muito diferentes, cheias de elementos e cores que não dialogam entre si ou não contam uma história concisa. Pense na mensagem que sua marca deve passar e em como você pode comunicar isso visualmente, sem ruídos ou muitos componentes que destoem. 

Outra boa analogia é imaginar o feed como uma música ou um álbum. Cada músico tem uma marca registrada, um ritmo próprio. Assim, ele conecta todas as suas músicas e se diferencia dos demais. As sequência de imagens deve seguir um mesmo ritmo – o que não quer dizer que você não possa variar as notas, mas sim que deve seguir uma lógica ao variá-las, criando um equilíbrio. 

Trabalhe com conceitos básicos  

Como citamos acima, os conceitos básicos do design são primordiais para construção de um perfil esteticamente atrativo. Por isso, vamos brevemente abordar fundamentos básicos do design que você deve ter em mente ao criar uma estratégia para o seu Instagram:

• Conteúdo •

Primeiro, em quais formatos você quer compartilhar conteúdo com o público? A resposta irá depender totalmente do seu nicho e dos seus objetivos. Existem formas infinitas de comunicar algo e você pode explorar aquelas que melhor funcionam para você. Não tenha medo de se inspirar em outros perfis, eles são uma ótima base para entender o que melhor funciona para seu setor e público-alvo. 

Por exemplo, uma academia pode postar fotos e vídeos de exercícios + frases motivacionais ou receitas nutritivas. Já uma agência de comunicação irá postar mockups dos trabalhos realizados e dicas de marketing. 

O principal exercício aqui é criar uma ampla gama de conteúdos que você possa utilizar para fazer diferentes combinações e evitar postar sempre a mesma coisa. No início, escolha alguns formatos e vá testando aqueles que possuem um melhor alcance e engajamento. Depois, busque definir uma variação de uma média de três tipos de conteúdo. Menos que isso irá tornar seu feed repetitivo e enfadonho para os clientes, enquanto muito mais que isso será  incoerente e confuso para o público.

• Branding •

A base da identidade visual da sua empresa!

Não sabe o que é branding?

Antes de continuar, aprenda o significado do termo em nosso texto do #DescomplicaMKT

Nesse caso, vamos no focar nos aspectos visuais, como as cores, as fontes e os formatos que fazem parte da sua identidade, o que vale tanto para designs quanto para imagens. Seja feito por uma máquina fotográfica, pelo celular ou por uma programa de design, a maioria das postagens devem harmonizar entre si, seja por similaridades ou por contrapontos. 

• Composição •

Com os aspectos básicos definidos, podemos dar início a composição do que será seu feed do Insta. Crie um modelo inicial com a composição de nove posts e veja como eles se complementam, lembrando-se de evitar colocar o mesmo formato de conteúdo lado a lado, mas sim buscando uma composição que seja dinâmica ao olhar e que cause uma sensação de picos visuais – um equilíbrio entre elementos que se destacam e elementos que dão respiro ao olhar. 

ATENÇÃO! UM BOM FEED NÃO SE SUSTENTA SOMENTE NO VISUAL!

Como destacamos ao longo do texto, ter um feed esteticamente atraente é muito importante, mas isso não quer dizer que você precisa cair na armadilha de manter aparências. Não confunda a estratégia com o objetivo e não se prenda somente ao visual - o conteúdo ainda é tão importante quanto a beleza do seu Instagram. Principalmente, não limite sua criatividade e seu conteúdo em prol de encaixar as postagens ao feed. Seja flexível e priorize aquilo que agrega, pois, no final das contas, o engajamento nem sempre estará atrelado à beleza do seu feed, isso é só um extra.

Alguns exemplos de feed  

Entendido os conceitos básicos, inspire-se com alguns exemplos das principais composições para feed do Instagram atualmente:

xADREZ

Dois estilos de layout, conteúdo ou cores intercalados entre uma postagem e outra, criando um aspecto de tabuleiro.

> Atualmente é um dos feeds mais populares, pois gera uma visualização mais dinâmica. É indicado para quem prefere variar mais os conteúdos.

vertical

Um feed organizado verticalmente é composto por dois ou três estilos de layout/conteúdo postados sempre em uma mesma sequência de três.

> Perfeito para composições de imagem divididas em mais de um card, pois elas sempre ficam interligadas.

horizontal

Organização clássica, na qual três cards do mesmo conteúdo, modelo e/ou mesma cor são postados em sequência. Eles podem estar interligados por elementos ou apenas se complementarem.

> Hoje em dia são mais utilizados por marcas de vestuário ou casa e decoração. O ideal é que cada card tenha alguma informação, então nada de card sem elementos só para completar uma imagem.

Preset

Um dos mais utilizados atualmente, ele não se apega tanto a uma organização sequencial, mas sim em combinar a paleta de cores, deixando mais liberdade para o formato dos conteúdos.

> Um dos favoritos da galera, pois deixa mais livre a criação e publicação de postagens. Todavia, se engana quem acredita ser simples organizá-lo - compor uma paleta de cores harmônica é tão complexo quanto qualquer outro layout.

infinito

Um fundo infinito sobre o qual você espalha seu conteúdo. Eles podem estar interligados por outros elementos além do fundo.

> As artes podem ser feitas de antemão e divididas em cards ou pode se fazer layout a layout.

Imagens

Uso apenas ou quase sempre de imagens, combinando-as conforme a paleta de cores definida ou utilizando um mesmo filtro.

> Fotos de pessoas e produtos engajam muito bem, então essa é uma ótima opção para quem conta com uma ampla base de imagens.

Color Block

Blocos de cores diferentes que se revezam sem uma ordem específica, mas, mesmo assim, criam um feed organizado e colorido.

> Uma das tendências do momento, ele é ótimo para produtores de conteúdo ou marcas que postam mais artes e designs.

Esses são apenas alguns dos exemplos possíveis de organização para o seu feed, e nada lhe impede de misturá-los para criar uma organização só sua, ou até de alternar entre eles de tempos em tempos. 

O mais importante para escolher a forma que você irá organizar é ter noção de três coisas: o que combina com a sua marca, o que atrai o seu público e o que você consegue realizar (dado as ferramentas, o tempo e o material que você possui). 

Qualquer coisa, sempre é recomendável a consultoria ou parceria com uma agência de marketing e/ou conteúdo digital. Caso tenha interesse em aprender mais ou embelezar seu feed, nos chame para uma conversa: (51) 98048 1282 | (51) 99744 3997 | julio@bigdreamagencia.com.br

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