fbpx

Blog

camera-vintage-em-amarelo_23-2147807368

14 produções audiovisuais para conhecer mais sobre comunicação, criatividade e marketing

Comunicação, criatividade e marketing andam lado a lado há séculos. Algo que, muitas vezes, transcende linhas divisórias e embaralha as influências e produções dessas áreas de conhecimento.

Para conhecer mais sobre esse mundo, resolvemos indicar vinte produções, entre filmes e documentários, que abordam diversas temáticas do âmbito criativo, comunicacional e de mercado.

As indicações vão de clássicos a nomes menos conhecidos, mas todas as produções oferecem a quem convive e tem paixão por esses setores ou até mesmo quem não possui conhecimento algum uma grande viagem através de histórias inspiradoras e de grande talento.

Cidadão Kane
Um grande clássico, indicado a todos os estudantes de comunicação, classificado como "a história clássica sobre poder e imprensa". Conta a história de ascensão de um jovem de interior que se transforma em um grande magnata no meio da comunicação, iniciando-se a partir de sua morte e a grande curiosidade envolta da última palavra dita por ele em vida: Rosebud. Ano: 1941. Direção: Orson Welles
jornalismo, empreendedorismo e comunicação.
Por que o homem cria?
Outro clássico, este curta que mistura animação com live action aborda a natureza da criatividade na humanidade, desde questões artísticas até tecnológicas e básicas. A grande questão é descobrir o que motiva o ato de criar. Curiosidade é que o filme é dirigido por um grande nome do design gráfico, conhecido, principalmente, por suas criações de capas de filmes de hollywood. Ano: 1968. Direção: Saul Bass
criação, design e arte
A Rede Social
Uma produção mais atual, mas que já é bastante cultuada nos meios de comunicação e empreendedorismo. A história da criação da rede social mais popular no Brasil, o Facebook, e o caminho percorrido por Mark Zukckerberg na criação e durante o crescimento do empreendimento. Ano: 2010. Direção: David Fincher
empreendedorismo, criação, mídias digitais
Spotlight: Segredos Revelados
Filme ganhador do Oscar de melhor filme em 2016, está produção conta a história real, que ocorreu no início do século, da redação do jornal Boston Globe, que investigou e noticiou diversos casos de abuso sexual pela Igreja Católica e como os casos eram acobertados pela instituição. Essa produção de jornalismo investigativo garantiu o Prêmio Pulitzer ao jornal.  Ano: 2015. Direção: Tom MacCarthy
jornalismo, jornalismo investigativo e comunicação.
Helvetica
Documentário inicial de uma trilogia de documentários sobre questões de design e publicidade. Com diversas entrevistas, está produção demonstra a importância e o papel desta tipografia na história da cultura visual. Uma tipografia que está bastante presente no dia-a-dia daqueles que trabalham na área visual e de redação, mas também de todos que consumem deste mundo. Ano: 2007. Direção: Gary Hustwit
design gráfico, cultura visual e publicidade
Obrigado por fumar
Uma comédia que satiriza as relações de mercado, incluindo questões de publicidade e marketing, tendo como exemplo o porta-voz de uma marca de cigarros. Questionando, principalmente, a moral e ética das ações publicitárias e de merchandising. Ano: 2005. Direção: Jason Reitman
publicidade e propaganda; marketing e merchandising.
Rede de Intrigas
Enredo que reflete sobre o consumo de produção midiática e sobre questões de qualidade, audiência, influenciadores e princípios culturais. Narra a história de um ancora de noticiário que acaba perdendo seu emprego por baixos índices de audiência e, por isso, anuncia a transmissão de seu suicídio na emissora. Isso conquista o público e permite a criação de um novo programa, no qual o personagem se torna um "pregador" sem limites e escrúpulos.  Ano: 1976. Direção: Sidney Lumet
comunicação, jornalismo e televisão
Art & Copy
Lançado no Festival Sundance de cinema, este documentário conta com diversos depoimentos de renomados nomes da publicidade e propaganda, abrindo discussões sobre arte de persuasão, criatividade, mercado, vendas e outros fatores presentes na carreira de um publicitário. Ano: 2009. Direção: Doug Pray. 
publicidade e propaganda, criação, design gráfico e marketing
No
Baseado em fatos reais, esta produção se passa no Chile de 1988, durante o plebiscito realizado pelo governo ditatorial para questionar a população sobre o apoio aos militares. A narrativa se foca em um publicitário que produz a campanha a favor do voto não, abordando questões de persuasão e as ideias ousadas que foram utilizadas. Ano: 2012. Direção: Pablo Larraín.
publicidade e propaganda, marketing, comunicação e política
Beautiful Losers
Documentário composto por entrevistas de diversos artistas que participaram de um movimento artístico durante a década de 1990 nos Estados Unidos, com influências urbanas provindas do skate, grafiti, hip-hop e punk rock, o movimento se focava no "Do It Yoursefl", termo que na tradução seria "faça você mesmo". Ano: 2008. Direção: Aaron Rose e co-diretor Joshua Leonard.
Design gráfico, movimentos artísticos e criação
Lemonade
Em 2008, os Estados Unidos passou por um crise econômica que levou vários publicitários a perderem seus empregos. Esse documentário explora como esse indivíduos, que utilizavam a sua criatividade no dia-a-dia, utilizaram-a para sair de suas próprias crises econômicas. Literalmente, como fazer do limão uma limonada.
publicidade e propaganda, criatividade e marketing
Fome de Poder
Produção disponível na Netflix, esse filme conta a história e ascensão do negócio McDonald's. Abordando diversos fatores de empreendedorismo e marketing, que fizeram com que a marca fosse o que conhecemos hoje. Ano: 2016. Direção: John Lee Hancock.
marketing, empreendedorismo e publicidade
Press, Pause, Play
Documentário que busca refletir sobre produções artísticas na era digital, questionando se os novos recursos e arsenais disponíveis pelo meio digital aperfeiçoam ou rebaixam a qualidade das produções, além de ponderar sobre os limites entre artistas/produtores e público.  Ano: 2011. Direção: David Dworsky e Victor Köhler.
mídias digitais, produção artística e comunicação
Design & Thinking
Produção documentária que trata sobre o tão famosos design thinking, método criativo de resolução e pensamento de problemas. O objetivo desse documentário é demonstrar qual o impacto desse novo formato no âmbito dos negócios e na própria sociedade. Ano:  2012. Direção: Mu-Ming Tsai.
design, marketing e comunicação

Curtiu a nossa lista de indicações? Compartilhe com seus amigos e conhecidos e desfrute dessas produções de extrema qualidade, que além de entreter abordam questões importantíssimas para diversos setores da sociedade e da comunicação.

Quer continuar a sessão cinema?

Se liga nas indicações do nosso texto "10 filmes para conhecer a essência do cinema brasileiro"

Compartilhe