fbpx

Blog

Banner_Agência

ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Coleção de Conteúdos

Assim como as causas e fatores celebrados todo dia 8 de março devem ultrapassar a data para serem reafirmados e lembrados todos os dias do ano, queremos que esta produção seja um documento no qual você possa retornar, ler e acessar sempre, pois a temática é atemporal.

Esta é uma coleção, ou se preferir compêndio/indexação, de conteúdos feitos por mulheres, e/ou para mulheres, sobre mulheres. São links diversos, organizados por tipos (coletivos no face, blogs, canais no youtube, podcast, infográficos, entre outros) remetidos a temáticas específicas.

Estamos abertos a colaborações, indicações e pitacos. Você, mulher, sinta-se a vontade, pois essa ferramenta também é sua e queremos, continuamente, alimentá-la, para torná-la cada vez mais bela.

COLETIVOS/BLOGS/SITES/ONGs 

Think Olga

ONG feminista criada em 2013, que investe na informação e no conteúdo como uma forma de empoderamento feminino e de combate ao machismo. Destaque para os projetos maravilhosos: Lista de Mulheres Inspiradoras (realizado anualmente); Chega de Fiu-Fiu; Minimanual de Jornalismo Humanizado; Primeiro Assédio; 

Hysteria

Plataforma de conteúdos produzidos somente por mulheres com a ambição de dar voz a todas, nas três mídias, através de áudio, vídeo e escrita. O projeto inteiro é um destaque, por isso fica muito difícil destacar apenas alguns links, mas para complementar, dá uma olhada no Hysteria das Galáxias - Especial Aborto, que também indica uma indexação de links sensacionais sobre esse tema.

Ovelha

Uma revista digital feminista de conteúdo feminino variado e descontraído, realizado por mulheres. Com abordagem de questões incríveis de amor próprio, empoderamento, classes sociais, raças e várias indicações de artistas e profissionais sensacionais. Com o ponto alto nos ensaios e textos opinativos perfeitamente escritos e desenvolvidos.

BETA

Conheça a Betânia, ou Beta, como prefere ser chamada. A robô feminista pronta para divulgar e disseminar no sistema causas e conteúdos importantíssimos para a luta feminista. Uma ferramenta incrível de ativismo online criada por mulheres para auxiliar mulheres.

Revista AzMina

Plataforma online de publicações sobre temáticas feministas com acesso gratuito, para que a informação seja de acesso de todas. Com matérias de jornalismo investigativo muito bem desenvolvidas e de importância descomunal. 

Capitolina

Revista online realizada por mulheres para o público feminino jovem, com a proposta de uma nova abordagem de conteúdo para garotas adolescentes, quebrando estereótipos, tabus e padrões geralmente impostos por periódicos com foco nesse público. Conteúdos maravilhosos, empoderadores e que abordam questões e conhecimentos que toda jovem deveria ter livre acesso.

Gênero e Número

Plataforma que faz a proposta de abordar questões de gênero através de base de dados, principalmente numéricos. Com conteúdos jornalísticos muito bem desenvolvidos nas mais diversas editorias. 

#MeRepresenta

Organização em parceria com coletivos, movimentos e ativistas, que tem como objetivo mapear a representatividade feminina e de diversas outras causas além de representantes de causas pró direitos humanos e pautas de igualdade, tudo isso dentro da política e do sistema público brasileiro.

Mapa do Acolhimento

Projeto que mapeia locais de acolhimento para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, além de reunir diversas voluntárias para auxiliar na causa, incluindo terapeutas e advogadas.

Geledés Instituto da Mulher Negra

Com 30 anos de história, esse projeto debate e problematiza sobre as realidades sociais da mulher negra no Brasil, com enfoque em setores como direitos humanos, educação, saúde políticas públicas, comunicação e mercado de trabalho.

PrograMaria

Projeto de incentivo da inserção da mulher no campo tecnológico, principalmente nas profissões de computação, com o objetivo de abrir espaço para todas através do aprendizado da programação e da disseminação de conhecimento.

#minasprogramam

Mídia de incentivo a presença da mulher na área tecnológica, abordando através de dados e conteúdos questões de gênero no objetivo de gerar um debate mais do que necessário.

Clarices e Marias

Uma mídia de comunicação colaborativa voltada a divulgar produções culturais realizadas por mulheres, desde literatura, música, cinema, arte contemporânea e outras formas de expressão cultural.

Feito Por Elas

Mais uma mídia voltada a divulgar e reconhecer o trabalho das mulheres na arte, mas, neste caso, especificamente na 7ª arte, o cinema, uma área que ainda luta pela igualdade de gênero da produção feminina.

Livraria Feminista

Livraria on-line com catálogo totalmente feminista, incluindo as mais diversas temáticas e ramificações da militância, como história, cultural, feminismo negro, sexualidade, maternidade, histórias fictícias e muito mais.

Confeitaria Mag

Publicação independente que reúne produções literárias de ficção e não-ficção, nos mais diferentes estilos, desde crônicas a poemas, com um catálogo de mais de 50 autoras e ilustradoras colaboradoras.

Todas as Mulheres do Mundo

Uma produção coletiva que reúne a história de várias mulheres, nas quais compartilham as mais diversas experiências de vida, com intuito de inspirar e ajudar aquelas que passam por reflexões similares.

Woman Photograph

Banco de dados que reúne o trabalho de diversas fotógrafas ao redor do mundo, com o intuito de dar voz e espaço a grandes profissionais que nem sempre tem seu trabalho reconhecido.

Google Arts & Culture - O papel da mulher na cultura 

Indexação super variada e completa de reportagens, produções, artistas, vídeos, imagens, resumindo, basicamente tudo que você poder imaginar referente e produzido por mulheres (conteúdo em inglês).

NEXO - A Construção da igualdade de gênero em um mundo polarizado

Indexação de todas as matérias, gráficos e produções realizadas pelo jornal que envolvem a temática mulher. Um ótimo material, de extrema qualidade e bastante informativo.

EL PAÍS BRASIL - Notícias sobre o Dia Internacional da Mulher

Indexação de matérias e especiais sobre mulheres e dia da mulher, de abordagem nacional e internacional. Vale muito a pena conferir!

Revista TPM

Irmã da Revista Trip, essa publicação é conhecida como a nova fórmula das revistas femininas, mais voltada à mulher contemporânea, questionando antigos padrões e utilizando uma linguagem mais criativa, que engloba todas as complexidades do feminino.

#AgoraÉQueSãoElas

Após uma ação desencadeada por essa hashtag, várias redações e blogs jornalísticos foram "invadidos" por mulheres e o que elas tinham para dizer. Com o objetivo de dar continuidade a essa ação, surgiu este espaço online no jornal Folha de São Paulo para um blog sobre temáticas feministas.

PÁGINAS/COLETIVOS NO FACEBOOK 

ONU Mulheres Brasil

 Sim, a organização possui um site, porém o conteúdo e o formato de sua apresentação via Facebook deve ser destacado. Por isso, indicamos curtir e acompanhar todas as postagens com informações e campanhas de extrema importância para as mulheres e a vida em sociedade.

#mapadasminas

 Página que busca dar visibilidade a candidatas politicas que representam a causa feminista, além de outras causas.

Leia Mulheres

 Clube do livro online que divulga e aborda obras literárias desenvolvidas por mulheres, incentivando e abrindo espaço para as mulheres e suas produções.

Delirium Nerd

 Página de conteúdo nerd cheio de feminismo e profundidade, defendendo e reivindicando o espaço da mulher em um setor em que o machismo geralmente rola solto.

Lady's Comics

 Espaço de reconhecimento, divulgação e incetivo do trabalho feminino no mundo dos HQs, indo além do conteúdo, para realização de eventos, oficinas e resenhas. 

CincoDois

 Página e blog com conteúdo de empoderamento da mulher, principalmente a gorda, realizado pela Tainá Hessler, uma jornalista brasileira de muito talento (e carisma).

INSTAGRAM 

Insta da artista Bruna Lima, que desenha, borda, pinta, faz poesia e artesanato. São desenhos belíssimos de amor próprio e sororidade.

Perfil da artista feminista conhecida como Lela Brandão. Suas artes contém mensagens importantíssimas acompanhadas de ilustrações incríveis e criativas.

Uma coletânea de trabalhos artísticos, desenhos e ilustrações realizadas por mulheres com foco na temática política. Uma variedade incrível de trabalhos com significados múltiplos de extrema importância. Destacamos as publicações realizadas em homenagem a Marielle Franco.

Uma grande artista espanhola reconhecida pelas suas pinturas e desenhos que tratam sobre a conexão entre o feminino, o corpo, a natureza e os astros. 

CANAIS NO YOUTUBE 

JoutJout Prazer

 Canal com diversos vídeos de temática feminina e feminista que são tratadas de forma espontânea. Com destaque para os vídeos: 6 toques para um carnaval agradável; Não vai ter confete, amigão; Não tira o batom vermelho.

DRelacionamentos

 Canal produzido e apresentado por mulheres (com participações masculinas) que trata de feminismo e relacionamento, sempre buscando quebrar pré-conceitos de forma criativa. Destaque para: Coisas que elas não aguentam mais ouvir; Como seria se as cantadas fossem feministas; Machismo as avessasMas o que é sororidade?

Think Olga

 Canal no Youtube da ONG citada anteriormente, com colaborações e participações super especiais que comentam temas de extrema importância para as mulheres.

Canal da Bela

 Em meio as receitas veganas e deliciosas, a Bela Gil aborda temas extremamente importantes, referente feminismo, liberdade e maternidade. Com destaque para: Absorvente de pano; Parto Humanizado

Nunca Te Pedi Nada

 Muito empoderamento, amor próprio e quebra de padrões de beleza (principalmente na questão da gordofobia). Destaque para: Série #PorQueMulher; Série Mulheres Incríveis; Famosas Fora do Padrão (SQN)

Canal das Bee

 Vídeos com temas recorrentes e importantes da luta LGBT, principalmente sobre lésbicas, com alguns assuntos mais descontraídos no meio, mas sempre desconstruindo preconceitos. Destaque para: Série Semana da Mulher; Série #OrgulhoDeSer; Encontro de Mulheres na Argentina;

Mulheres na Luta

 O título já resume bastante, mas vai muito além, pois esse canal é um portal de divulgação e reconhecimento incrível de mulheres em diversas áreas. 

Mulheres Bem Resolvidas por Cátia Damasceno

 Sexualidade feminina e amor próprio de forma verdadeira e acessível a todas, com o extra do pompoarismo explicado e apresentado por uma profissional. Com destaque para: Masturbação Feminina: O Guia Definitivo

Drauzio Varella

 Canal que possuí série de vídeos sobre saúde feminina com conteúdos super importantes e parcerias incríveis, incluindo várias mulheres. Com destaque para: Série Amamentação Sem Culpa; Série Guerreiras – A batalha contra o câncer de colo de úteroPílula do dia seguinte em 5 perguntas com Patrícia de Rossi; Abortos no Brasil; Série Cabine;

POADCAST 

Mamilos

 Podcast sensacional produzido duas jornalistas de peito aberto com temáticas bem variadas. Você pode ouvi-lo pelo Spotify e Soundcloud, ou, se preferir, ler a transcrição no site.

As Mathildas

Projeto com enfoque em cultura e entretenimento, onde os debates partem da ótica feminista.

Conexão Feminista

Os mais variados debates feministas ganham voz com a jornalista Renata Senlle, mestranda da comunicação e gênero, e a escritora Heloisa Righetto, mestre em gênero.

Histórias de Ninas para Garotas Rebeldes

Projeto inspirado no livro de mesmo nome, no qual cada capítulo conta a história de uma mulher extraordinária, com a leitura de mulheres também inspiradoras.

Apenã

Podcast paranaense, com nome indígena que significa “amanhã”. De acordo com o nome, seu conteúdo se foca na diversidade cultura, em temáticas sociais e na regeneração e preservação ambiental.

Ideias Negras

Dando voz à realidade da vida negra e ao trabalho desenvolvido por diferentes personalidades negras em diferentes campos, Carine Nascimento e Cris Fernandes entrevistam pessoas inspiradoras.

Potocas

Em clima de amizade, o podcast reúne histórias, casos e acontecimentos únicos vividos pelas dupla Camila Pons e Sacha Brasil, com edição de Robson Bravo.

uma leitura toda sua;

Um podcast sobre literatura, destacando os grandes nomes de mulheres que tiveram grande importância na conquista de espaço e no processo criativo da área.

Livre Podcast

Com assuntos diversos, como cultura e experiências de vida, as internacionais Magê Santos, de Milão, e Rapha Perlingeiro, de Londres, comandam esse projeto.

REPORTAGENS/ESPECIAIS 

Por que esse preconceito é mais grave do que você pensa?

Reportagem da Revista Galileu (Foto: Julia Rodrigues)
#gordofobia

O empoderamento feminino na publicidade

Texto do blog da Big Dream Agência 360º
#femvertising

Ginecologia feminista e alternativa empodera empodera as mulheres com autoconhecimento

Matéria especial do Hypeness
#saúde feminina

Reportagem sobre a primeira cirurgia de mudança de sexo de uma mulher transexual no Brasil

Realizada pela BBC Brasil
#transexualidade

APLICATIVOS 

LISTA/QUIZZ/GUIA 

Guia Prática de Estratégias e Táticas para a Segurança Digital Feminista

#segurança digital

Lista Buzzfeed da Avon Brasil - Projeto #JuntoPorElas

#sororidade

Lista no Filmow de 250 filmes dirigidos por mulheres

#cinema

40 arquitetas e designers mulheres que você precisa conhecer

#arquitetura e design

Lista de escritoras de Ficção durante os séculos 17 e 20

#literatura

Compartilhe