fbpx

Blog

close-up-vista-das-maos-de-contador-ou-inspetor-financeiro-fazendo-o-relatorio-calculo-ou-verificacao-de-saldo-financas-domesticas-investimento-economia-economia-de-dinheiro-ou-seguro_49553-258

Dicas de gestão de crise durante a pandemia

“A crise chegou sem aviso, não estou preparado, o que fazer agora?”

As sensações de pânico e incerteza são naturais em momentos de crise. Em meio a tanta informação e um cenário tão avassalador, a agência resolveu ajudar da melhor forma que pode: compartilhando informação e conhecimento.

Venha conosco nesta leitura refletir sobre as melhores ações que podem ser tomadas para seu negócio sobreviver à crise e como a comunicação é chave para isso.  Vamos indicar várias fontes de informação e campanhas que já foram exemplo neste período, mas, primeiro, fique com a palavra do chefe da agência:

Precisamos falar muita coisa, sobre OPORTUNIDADES também!

Venho conversando bastante com os nossos clientes aqui na Big Dream Agência e como se posicionar em relação ao COVID-19. Todos sabemos do grau de cuidado que devemos ter a partir de agora com nosso convívio social, vida pessoal e profissional, mas ainda não falamos sobre o momento oportuno que estamos vivendo? Como assim Júlio? Tá maluco? Não tô, e já te digo o porquê.

Nós, empreendedores, precisamos sempre dar um passo para trás e analisar o cenário como um todo, seja caótico ou maravilhoso. Nossas tomadas de decisões agora vão nos encaminhar a um segundo semestre bom ou ruim. E é por isso que digo que temos sim oportunidades. Quais são elas:

Crie um novo processo de vendas. Intensifique seu trabalho nas redes sociais e/ou loja virtual se você é lojista. Caso possua um restaurante e ainda não trabalha com take-out ou delivery, a hora é agora.

Crie pacotes de produtos. Todos nós percebemos que as prateleiras dos mercados estão cada vez mais vazias. Será que não é a hora de você pensar em pacotes de produtos para que a pessoa possa ter um estoque mínimo do seu produto também em casa?

Crie novos cenários de trabalho. Mesmo que você tenha uma sede física e o trabalho dificilmente poderá ser remoto, é bom você pensar sobre. Pense em como talvez você possa diminuir a equipe sem afetar os prazos de qualidade e entrega, realocando-os gradativamente semana a semana. Pense no pior cenário possível e interprete como você e a sua empresa poderiam sobreviver e continuar trabalhando sem comprometer a saúde financeira ou até a “vida” da empresa.

Acelere sua presença digital. Com as pessoas ficando cada vez mais tempo em casa ou até mesmo trabalhando home office, a obviedade é de que passem mais tempo nas suas redes sociais. Não vai se esconder justo agora né?

Nunca pare de criar anúncios pagos nas redes sociais ou Google para economizar dinheiro. É como querer parar seu relógio para economizar tempo.

Além de tudo isso, acredito que precisamos ficar calmos e pensar além da crise, antecipar o pior cenário para agir com antecedência, comunicar com clareza que você está ao lado de seus colaboradores e comunidade, trabalhando sempre com fatos, não rumores. Escolham fontes de informação com cuidado. Confie em informações equilibradas e de alta qualidade para tomar decisões. Crie oportunidades de evoluir o seu negócio, mas tome cuidado para não parecer oportunista.

Contem sempre comigo para ajudá-los a superarmos tudo isso.

Um forte abraço!

Júlio César Feiden

Outras leituras importantes

Reunimos aqui alguns guias e textos que podem ajudar a montar uma estratégia personalizada para o seu negócio: 

Como reduzir o impacto nos negócios causado por uma pandemia

Veja o guia completão de gestão de crise realizado pela agência de bolso.

Guia de Gestão Financeira para orientar pequenos negócios

Sebrae lançou um mini guia com dicas de especialistas, alinhadas às medidas do Banco Central e Febraban

Monitoramento COVID-19

Pesquisa mapeou a reação e comportamento dos brasileiros durante a primeira onda do coronavírus, incluindo questões de consumo e comércio.

Iniciativas para ajudar o empreendedorismo na crise do coronavírus

Portal da Exame reuniu um conjunto de iniciativas que ajudam o empreendedor a enfrentar o período de crise.

Recursos para ajudar seu pequeno negócio a atravessar tempos de crise

Lista de dicas básicas da Google para pequenas empresas

Como tomar decisões para seu negócio em meio à pandemia

O jornal Nexo entrevistou especialistas da área para entender a situação e as possíveis ações

Como organizar seu trabalho e os processos da sua empresa

Texto da agência com programas e métodos que podem auxiliar no trabalho home office.

Um guia para trabalhar a distância em situações de emergência

O 'Remotos para o Bem' é um guia da Officeless para ajudar a organizar e gerir o trabalho home office.

4 dicas para manter a produtividade no home office

Galera do Google reuniu algumas dicas de produtividade durante o home office.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email