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Cartão Colorido de Agradecimento

Como as cores são percebidas ao redor do mundo?

O que cada cor significa para você? Quais sentimentos elas transmitem?

Essas questões pode não ser muito relevantes a muitas pessoas, mas quando se trata de setores como marketing, produção de conteúdo e criação, o significado das cores é essencial. Ao escolher qual cor utilizar, os profissionais dessas áreas estão escolhendo, ao mesmo tempo, seu público alvo, a mensagem e o sentimento que será transmitido.

Quando se trata de materiais publicitários e identidade de marca, isso se torna ainda mais decisivo, pois definirá tanto o posicionamento da empresa quanto sua personalidade. Ou seja, a cor pode ser definitiva para o sucesso de um negócio, mesmo que não se perceba. 

Pensando nisso, um grupo resolveu aprofundar esse conhecimento e questionou-se: como as cores são vistas globalmente? Levando em conta as diferentes culturas e costumes, será que as perspectivas ensinadas em cadeiras como “psicologia das cores” realmente abrangem uma visão internacional?

Assim surgiu a pesquisa desenvolvida por Cassandra King, que entrevistou 2,2 mil pessoas em mais de 50 países ao redor do mundo. O método utilizado foi simples: cada entrevistado teve de assinalar uma palavra a uma cor, totalizando oito cores diferentes. Acompanhe as conclusões desta pesquisa neste texto, com citações traduzidas livremente da pesquisa. Para ler o estudo na íntegra, clique aqui!

VERMELHO

  • paixão (10,58%)
  • amor (10.49%)
  • poder (6.63%)
  • raiva (5.36%)
  • sangue (5.31%)
  • perigo (4.68%)

O vermelho é uma cor intensa que pode apresentar significados drasticamente diferentes. Enquanto representa paixão e amor para a maioria das pessoas, pode também, pelo outro lado, representar conceitos como raiva e poder

Por exemplo, na Indonésia, o vermelho é relacionado a bravura e sangue. No Quênia, a cor é mais lembrada como indicativo de perigo

De forma geral, o vermelho carrega uma forte carga emocional que comanda atenção. Por causa disso, ela é usualmente utilizada em placas de “PARE”, sinaleiras, alarmes de incêndio, logos de estabelecimentos de fast food, e até em capas de livros e enciclopédias.

Dentre as marcas mais reconhecidas por utilizarem o vermelho estão: Coca-Cola, Renner e Red Bull. Elas são marcas com atitude e que buscam atenção de massa, o que vai de encontro a proposta de suas cores. 

Perceba como o vermelho está presente ao longo de todo o vídeo por meio de detalhes, sempre conectando o público à marca.

AZUL

  • água + mar + oceano (13.22%)
  • calma (12.31%)
  • descolada (6.31%)
  • céu (5.99%)
  • paz (4.9%)
  • tristeza (3.36%)

Imediatamente associado ao azul do céu e das águas do mar, o azul está sempre ao nosso redor, o que o torna familiar e reconfortante

Curiosamente, por ser uma cor bastante utilizada em logos ou publicidades de bancos/cartões de crédito e companhias de advocacia, alguns países, como a Dinamarca, descreveram o azul como conservador e entediante. Em aspectos mais positivos, a cor também foi ligada aos sentimentos de confiança e fidelidade

No Brasil, a cor é bastante utilizada por marcas com intuito de transmitir limpeza, imparcialidade e tecnologia. Como é o caso da Rede Globo, que utiliza cores sóbrias e tonalidades de azul para criar valores como credibilidade e contemporaneidade

Por isso, uma variedade de empresas de diferentes nichos utilizam o azul como cor de marca. Por exemplo, a Oreo, Facebook e Hering não possuem muito em comum quando se trata de oferta, mas as três têm o azul como cor principal. De forma geral, essa escolha pode partir da mesma ideia: de que o azul cria maior confiança entre os usuários e a marca.

VERDE

  • natureza (16.89%)
  • grama (6.31%)
  • vida (5.13%)
  • frescor (4.41%)
  • crescimento (2.95%)
  • saúde (2.45%)

Não há cor com laços mais próximos ao planeta Terra e meio ambiente do que o verde. Tanto que ela é universalmente associada à natureza, vida e frescor

Fora isso, o verde também tem conexões únicas. Por exemplo, ele pode significar esperança em países como, França, Espanha, Portugal e Brasil. Nos Estados Unidos, a cor tem fortes ligações com a noção de dinheiro, devido à coloração da nota do dólar ser verde desde 1860.

Em geral, o verde é bastante utilizado para tudo que é conectado a saúde e meio ambiente. O que deve ser utilizado com cuidado pelos profissionais, pois não podemos acabar caindo na prática errônea do greenwasing.

Não sabe o que é greenwashing?

Descubra o que o termo significa em nosso texto.

Fugindo da ideia de natural, temos ótimos exemplos positivos de marcas que utilizam o verde. No ramo da saúde, há a Unimed. No campo das bebidas, há a famosa Heineken. Ligado ao campo e sustentabilidade, temos o banco Sicredi. Até dentre as mais modernas, temos Spotify e Starbucks.

A cor se torna tão marcante para marca que a identifica também no ambiente empresarial.

AMARELO

  • sol (12.76%)
  • felicidade (8.81%)
  • claridade (5.54%)
  • calor (2.59%)
  • terra (2.36%)
  • claro (1.82%)

Como é perceptível, amarelo é a cor mais animada e alegre de todas, de acordo com o público. 

Isso se dá por ela ser uma cor naturalmente viva e fácil de se encontrar na natureza, além de sua semelhança ao ouro/dourado. Talvez seja por isso que ela é associada à riqueza em países como China, Canadá, EUA, África do Sul e Alemanha. 

Em virtude de sua luminosidade e tons mais claros, o amarelo é usualmente utilizado para traços de destaque ou fundo em peças de design. Isso não significa que ele não trabalhe bem como uma cor primária para publicidade, contudo, devido sua maior dificuldade de legibilidade e acessibilidade, ela é pouco utilizada em escritas, o que muitas vezes significa marcas. 

Em marcas como Snapchat e Nikon, mesmo que a cor não seja da fonte ou símbolo, mas sim, o fundo no qual está posto, o amarelo se torna a mais importante, pois tem o trabalho de chamar atenção do olhar do público e tornar a marca memorável. Um ótimo exemplo disso é o retângulo da National Geographic, automaticamente conectado a marca, mesmo sem o nome ao seu lado. 

ROXO

  • realeza (12.9%)
  • calma (3.81%)
  • flores (2.54%)
  • diversão (1.77%)
  • vibrante (1.36%)
  • descolado (1.18%)

O roxo é uma das cores mais intrigantes quando se trata de teorias sobre cores. 

Mesmo que ela seja associada a várias palavras diferentes, a noção de realeza se destaca devido a um fator histórico: antigamente, a cor roxa era a mais cara para se produzir, por isso, somente os mais ricos podiam pagá-la.

Outra associação comum é a sensação de calma e tranquilidade, popular em países como Austrália, Eslovênia, Emirados Árabes e Brasil. Essa ligação parte principalmente da conexão entre a cor e duas fontes de relaxamento: a lavanda e a pedra ametista.

Alguns exemplos notáveis de marcas que utilizam roxo são: Milka, Vivo e Nubank (o roxinho). Elas podem tanto realizar uma conexão com uma versão mais luxuosa, ligada a ideia de realeza, ou desenvolverem uma ligação mais jovial e moderna

LARANJA

  • fruta / frutado (5.68%)
  • laranja, a fruta (5.36%)
  • sol / pôr do sol (3.91%)
  • quente (3.72%)
  • fogo (2.45%)
  • outono (2%)

É extremamente difícil não pensar na fruta quando falamos em laranja. Ambas estão fortemente ligadas e isso não é uma coincidência. Isso porque originalmente laranja se referia à fruta, apenas cerca de 200 anos depois, também foi utilizada para referir-se à cor. 

Sua origem é da combinação entre as cores vermelho e amarelo, por causa disso, ela representa tanto o lado dominante e atrativo do vermelho, quanto o aspecto alegre e jovem do amarelo. Por sua ampla gama de associações, você pode encontrar o laranja em uma variedade de indústrias – em empresas como Nickelodeon, Gol e Itaú.

Perceba novamente como a cor está sempre presente ao longo do vídeo publicitário, de forma subconsciente..  

ROSA

  • menina (14.53%)
  • amor (7.72%)
  • feminino (7.58%)
  • suave (5.5%)
  • bonito (3.95%)
  • fofo (3.59%)

Infelizmente, o rosa se tornou uma das cores mais clichés que há. É tão comumente ligada à ideia de feminino que acaba criando limitações quando é utilizada em peças de design. Tanto que, neste caso, a conexão entre palavra e cor foi a mais unânime entre todas, significando que o conceito de “rosa ser feminino” é algo global.  

Além dessa associação mais óbvia, os entrevistados também utilizaram termos ligados à amor (ou seja, vertentes do Dia dos Namorados). Em uma visão menos estereotipada, vimos repostas como calma (nos EUA e Reino Unidos) e juventude (Austrália). Mesmo assim, a perspectiva feminina permanece em sentimentos normalmente conectados de forma patriarcal à mulher.

Não é por menos que marcas de coloração rosa geralmente são voltadas ao público feminino ou infantil. Como vemos nos exemplos da Marisa, da revista Cosmopolitan e da Barbie (palavra associada por alguns dos entrevistados à cor).

As cores são cruciais para a criação da identidade visual de uma marca, de peças de design e campanhas publicitárias. Aprender mais sobre as percepções individuais que elas estimulam é uma ótima forma de guiar e aprofundar os trabalhos desenvolvidos para um público ou mensagem em específico. 

Mas lembre-se, a cor de forma isolada não é o que faz com que alguém se sinta de certa forma, mas sim é o contexto no qual ela está inserida e relacionada. No processo de design visual e criação, é muito importante considerar a cor utilizada conforme o cliente, o tema, o local e a forma de uso. Isso vale principalmente em casos de designs de longo prazo, como logos e identidades visuais. 

Além disso, não aprisione as cores apenas aos materiais visuais da empresa. Deixe que as elas ganhem novos espaços por meio do marketing sensorial. Aplique mais cor nos produtos, no espaço da empresa; mesmo que de forma sútil, você consegue atingir o público e causar diferentes sensações.

Quer saber mais sobre Marketing Sensorial?

Veja nosso texto sobre o tema e descubra como aplicá-lo em sua empresa.

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