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Clubinho da Inspiração #9: Melhores do Ano 2020

Bem-vindos ao Clubinho da Inspiração!

Mensalmente, reuniremos algumas das principais indicações de conteúdos que devem justamente inspirar: reflexão, criatividade, sabedoria, emoção e críticas. 

Para o último mês de um ano tão turbulento, resolvemos fazer desta retrospectivas um lembrete dos conteúdos que trouxeram mais luz, alegria, esperança e informação para nosso 2020. Foram 12 meses sem igual, com conteúdos sem à altura.

Todo mês, cada participante indica um conteúdo de forma secreta. As indicações são sorteadas entre o grande grupo (tipo amigo secreto). Cada um fica responsável de consumir o conteúdo que sortear dentro do prazo combinado. 

No dia da reunião do clubinho, além de muita comilança, todos apresentam seus conteúdos, com o objetivo de uma reflexão coletiva e, claro, para tentarmos adivinhar quem o indicou em primeiro lugar. 

1 – Seja criativo;

2- Qualquer produção vale como indicação (não se prenda apenas ao óbvio);

3- Produções que incentivem preconceitos e cultura de ódio estão VETADAS;

4- Tente diversificar e apresentar produções de pouco reconhecimento ou desenvolvidas por minorias sociais;

5- Seja crítico com aquilo que consome (nada de passar pano);

6- No dia da reunião, sempre que possível, traga ceva, comes e boa conversa consigo;

7- Engaje nas conversas dos outros conteúdos que não foram indicados ou sorteados por ti;

8- Venha de mente aberta, sempre!

No momento, os integrantes do clubinho fazem parte da equipe da agência, mas quem sabe, no futuro, você também possa fazer parte. Caso tenha interesse, estamos de portas abertas (nos contate!). 

Agora, as feras indicadoras:

Júlio #boss, Amanda #jornalista (social media e redatora), Daiane #designer (head de criação), Joel #criação e Alan #comercial (ainda criaremos apelidos mais criativos). 

Percebemos que, no mundo de hoje, podemos aprender em espaços que vão muito além de cursos e conteúdos educacionais. 

Ainda mais na era de produção de conteúdo, na qual podemos encontrar e explorar algo interessante e criativo, em grandíssima quantidade, nos mais diversos formatos. 

Pensando nisso, e mergulhados no sentimento de que muitas vezes ficamos perdidos com a quantidade enorme de opções de consumo (todos sabemos o que é demorar horas para escolher algo na Netflix), resolvemos criar uma forma de “trocar” conteúdos. 

Assim, o objetivo é guiar um ao outro em meio à imensidão de produções. Além de aumentar o repertório (algo muito importante quando se trabalha com criatividade) e gerar reflexões mais profundas sobre assuntos que muitas vezes ignoramos.  

campanha publicitária

Vivo Brincar

marca: vivo

SOBRE

Sempre falamos sobre a importância de marcas serem agentes de transformação social, mas o que exatamente significa isso? Essa campanha executada pela Vivo é um bom exemplo sobre o que nos referimos. 

Antes da pandemia mudar nossas vidas de cabeça para baixo, uma das marcas mais populares de telecomunicação no Brasil decidiu lançar uma campanha que vai além e até quase contra seu produto. Em um mundo hiperconectado, no qual as crianças passam 161% mais tempo on-line do que ao ar livre, eles decidiram abordar a questão e propor a reflexão e ação lado a lado do público. Assim nasceu a campanha #temhoraparatudo.

A ideia é usar a internet e seus atrativos como canal para incentivar uma infância mais lúdica, com tempo para brincar e se divertir nas redes e fora delas. Para incentivar isso, foi criado uma “personagem virtual”, a Violeta, uma carismática menina que é centro dos vídeos desenvolvidos para compor a campanha. 

Na linha youtuber, ela conversa com o público e apresenta tutoriais que vão de brincadeiras clássicas (aquelas da época dos nossos pais e avós) à diversões mais atuais, como o popular slime caseiro. Além disso, o site da campanha reúne tutoriais ilustrados, um almanaque completo para impressão e vídeos com dicas aos pais feitos em parceria com a Tempo Junto. 

A ideia inicial também era realizar ações pessoais, mas em virtude do COVID-19, os planos tiveram que ser adiados. Mesmo assim, a campanha mantém uma mensagem importantíssima e demonstra que marcas podem deixar impactos positivos em nossas vidas e em questões que merecem a nossa atenção. 

Para quem quer se inspirar ainda mais, vale a pena conhecer a Agência África, a responsável pela campanha, e suas outras peças publicitárias. 

revista on-line

Gama Revista

Grupo nexo

SOBRE

O jornalismo foi essencial para sobrevivermos a um ano tão turbulento e repleto de acontecimentos. Além disso, o #fiqueemcasa fez com que ele cumprisse também um papel importante de espaço de reflexão e entretenimento, papel esse que o Gama Revista nasceu para fazer. 

A revista digital lançada pelo Grupo Nexo (mesmo do jornal digital Nexo) era o que precisávamos para atravessar a pandemia. Voltada a temas de identidade, reflexão e cultura, ela trás um conjunto de entrevistas, reportagens, participações especiais do público, colunas de opinião, dicas culturais e publicações temáticas semanais.

Com abordagem jovem, moderna e aberta à diversidade, grande parte dos temas gira em torno de questionamentos e problematizações de assuntos importantes para a atualidade, não é à toa que a maioria dos temas semanais são formulados como perguntas. A ideia é realmente abrir espaço para reflexão e questionamento dos mais diferentes ângulos. É aquele tempo para parar e pensar em algo que você nunca tinha dado muita atenção antes. 

O mais incrível é que tudo isso ocorre de forma leve e breve.  Não são preciso textões ou palavras difíceis. A ideia é justamente esclarecer e traduzir diferentes visões de mundo para que você chegue a sua conclusão. Para ir além do que é apresentado pela Gama, eles também fornecem ótimas listas de indicações de conteúdos, livros, filmes, produções artísticas e muito mais. 

Isso vale também para quem quer saber mais sobre o processo de produção, já que eles produzem um podcast semanal refletindo brevemente sobre as diferentes visões de um mesmo tema e como elas foram apresentadas pela revista, contando às vezes com a participação de convidados. 

Vale a pena mergulhar neste mundo e descobrir a profundidade que permeia as nossas vidas. Se curtir essa, aproveita para dar uma olhada em outra super revista on-line: a Hysteria.

campanha publicitária

Dia dos Pais: #SejaExemplo

marca: bradesco

SOBRE

No ano em que fomos presenteados com o primeiro bebê da agência, também acompanhamos a evolução de um grande pai em nossa equipe, como podemos ver pela indicação dele.

Apresentada pelo banco Bradesco, a campanha publicitária feita para o Dia dos Pais foge das linhas mais tradicionais da data e se junto a um nicho da comunicação que começam a rever o significado de ser pai e como ele pode ser representado em datas comemorativas.  

No caso específico desta publicidade, vemos a importância do laço paterno e como ele vai além do ato de “prover”, pois o maior presente não é aquele que pode ser comprado, mas sim aquele que vem de nós mesmos: o exemplo.

É o exemplo que permanece conosco por toda uma vida e isso a peça destaca ao apresentar a história de um pai e sua filha. O Storytelling perfeitamente desenvolvido emociona e nos faz acompanhar os exemplos de generosidade que o pai dá à filha e como no final eles a impactam positivamente a ponto de serem reproduzidos por ela.

Tudo isso é transmitido sem a necessidade de palavras ou narrativas. Apenas uma trilha sonora e a proposta simples da história tornam o assunto acessível e ainda mais comovente. Ao fim, vemos a mensagem de impacto final: “O Bradesco acredita que não é sobre o que um pai pode dar. Mas sobre o exemplo que ele pode ser”.

Criada pela Publicis, o filme também conta com versões acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva, iniciativa adotada pelo Bradesco que visa promover a inclusão. 

Para mais exemplos de como atualizar a comunicação da sua empresa nos dia dos pais, vale relembrar também a campanha feita pela Natura com Thammy e Babu Santana.

podcast

PrimoCast 88

Como se tornar uma referência no que faz
com Thiago Ventura

SOBRE

O ano nos abriu espaço para descobrirmos novos hobbys e gostos, isso levou nosso criador de conteúdos a encontrar a indicação da vez, vindo diretamente do podcast de finanças PrimoCast.

Em um bate-papo bem descontraído, entre o Nigro, Thiago Ventura – famoso  comediante brasileiro de stand up – e mais outros dois participantes, descobrimos ao longo de duas horas as diferentes experiências de vida e os vários perrengues que cada um deles passou para chegar onde estão como destaques de suas áreas de atuação.

O centro da conversa, sem dúvida, fica com Ventura. Famoso por seu especial na Netflix e sucesso na internet, com mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e mais de 100 milhões de views no Youtube, ele inspira ao humanizar a história de sua carreira e ascensão, de atendente de banco a comediante reconhecido. 

Sem medo, ele aborda as críticas que já sofreu e ainda sofre, a confusão entre vida pessoal e profissional que muitos fazem, o aprendizado que os erros proporcionam e o processo de evolução por ter que passar por várias versões de quem ele não queria ser para então entender quem seria no futuro. 

Tudo isso cria uma boa base para entendermos algumas das possíveis respostas para o tema do podcast. Entre elas, as principais citadas são: não querer ser como o outro; ter foco, dedicação, sensatez e iniciativa; fazer a diferença; e se inspirar em outras áreas de atuação e conhecimento. 

Assim, a ideia de sucesso sai do seu aspecto monetizador ou até fantasioso e entra em um espaço muito mais humano e palpável. Entendemos que não existe receita mágica para se destacar e conseguimos nos identificar com as histórias, percebendo que por trás de grandes nomes também existem os impactos da vida real. 

Depois do podcast, já aproveita e dá uma olhada no especial POKAS, da Netflix.

campanha publicitária

Campanha de Natal

marca: o boticário

SOBRE

Alguns dos principais acontecimentos deste ano nos obrigaram a refletir sobre diversidade, racismo, respeito, equidade e representatividade. Vimos o movimento #BlackLivesMatter crescer em resposta a comportamentos desumanos e percebemos que chegou a hora das marcas também adentrarem esse terreno de reflexão e luta.

Foi isso que muitas fizeram, incluindo O Boticário, marca que colocou como compromisso empresarial criar estratégias que promovam a diversidade racial, o que levou a criação de muitas ações publicitárias voltadas ao tema, incluindo a campanha de natal deste fim de ano. 

Centrada na ideia de representatividade, ela apresenta um pequeno garoto negro que se questiona: “Com tanto Papai Noel no mundo, por que nenhum é como eu?”. Logo após, temos a transição para o personagem já adulto, agora como Papai Noel, sendo a figura de alegria, participação e representatividade que ele sempre buscou para muitas crianças negras. 

Esse tipo de produção deixa ainda mais claro um movimento que já vínhamos notando nos últimos anos e até já comentamos acima: as antigas publicidades que reforçam padrões sociais e enfocam somente no consumo se foram. O tempo é de campanhas mais profundas, reais e diversas, preocupadas em passar uma mensagem de reflexão, empatia e conexão com o público em geral. 

Isso também significa mensagens mais acessíveis e simples, não é mais preciso palavras rebuscadas ou grandes enredos para emocionar ou engajar, poucos segundos já podem transmitir muito quando utilizados de forma criativa e com a participação de equipes diversas. 

Para quem quiser ir além, a campanha publicitária produzida para a TV também ganhou produções complementares, como o documentário Papai Noel: Uma História de Diversidade, narrado pelo ator Lázaro Ramos, além de postagens nas redes sociais.

BÔNUS

melhor das séries

O Gambito da Rainha

plataforma: Netflix
Minissérie
melhor dos podcasts

Praia do Ossos

Rádio Novelo
8 epiódios
melhor ação gráfica

Almanaque TUDUM

Netflix
melhor dos documentários

Arremesso Final

plataforma: youtube
série

No que pareceu vários ou poucos meses, 2020 definitivamente chegou para marcar tanto de forma positiva quanto negativa. Mas, além da pandemia e todo o seu desenrolar, o que mais te marcou positivamente?

Esperamos que 2021 reserve novas super produções e muitos clubinhos presenciais se possível, para alegria da galera. Enquanto isso não vem, você pode aproveitar e fazer uma retrospectiva dos outros clubinhos anteriores: 

O primeiro de todos!

Veja as indicações do "Clubinho da Inspiração #1: test drive de indicações".

Para curtir as férias com muita leitura!

Veja as indicações do "Clubinho da inspiração #7: leituras que abrem janelas"

Retrospectiva dos premiados em 2020

Veja as indicações do "Clubinho da Inspiração #5: award season"

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