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Clubinho da Inspiração #8: 10 anos do Instagram

Bem-vindos ao Clubinho da Inspiração!

Mensalmente, reuniremos algumas das principais indicações de conteúdos que devem justamente inspirar: reflexão, criatividade, sabedoria, emoção e críticas. 

Nesta sétima edição, retornamos após um pequeno break durante a quarentena e pós-nascimento do primeiro pequeno integrante da agência: o Otto. Como tema especial, celebramos os 10 anos do Instagram destacando grandes perfis que representam as tendências e movimentos de conteúdo desta que é uma das principais redes sociais do momento.

Todo mês, cada participante indica um conteúdo de forma secreta. As indicações são sorteadas entre o grande grupo (tipo amigo secreto). Cada um fica responsável de consumir o conteúdo que sortear dentro do prazo combinado. 

No dia da reunião do clubinho, além de muita comilança, todos apresentam seus conteúdos, com o objetivo de uma reflexão coletiva e, claro, para tentarmos adivinhar quem o indicou em primeiro lugar. 

1 – Seja criativo;

2- Qualquer produção vale como indicação (não se prenda apenas ao óbvio);

3- Produções que incentivem preconceitos e cultura de ódio estão VETADAS;

4- Tente diversificar e apresentar produções de pouco reconhecimento ou desenvolvidas por minorias sociais;

5- Seja crítico com aquilo que consome (nada de passar pano);

6- No dia da reunião, sempre que possível, traga ceva, comes e boa conversa consigo;

7- Engaje nas conversas dos outros conteúdos que não foram indicados ou sorteados por ti;

8- Venha de mente aberta, sempre!

No momento, os integrantes do clubinho fazem parte da equipe da agência, mas quem sabe, no futuro, você também possa fazer parte. Caso tenha interesse, estamos de portas abertas (nos contate!). 

Agora, as feras indicadoras:

Júlio #boss, Amanda #jornalista (social media e redatora), Daiane #designer (head de criação), Joel #criação e Alan #comercial (ainda criaremos apelidos mais criativos). 

Percebemos que, no mundo de hoje, podemos aprender em espaços que vão muito além de cursos e conteúdos educacionais. 

Ainda mais na era de produção de conteúdo, na qual podemos encontrar e explorar algo interessante e criativo, em grandíssima quantidade, nos mais diversos formatos. 

Pensando nisso, e mergulhados no sentimento de que muitas vezes ficamos perdidos com a quantidade enorme de opções de consumo (todos sabemos o que é demorar horas para escolher algo na Netflix), resolvemos criar uma forma de “trocar” conteúdos. 

Assim, o objetivo é guiar um ao outro em meio à imensidão de produções. Além de aumentar o repertório (algo muito importante quando se trabalha com criatividade) e gerar reflexões mais profundas sobre assuntos que muitas vezes ignoramos.  

Ilustração

@studiosilvana

448 postagens
9,3 mil seguidores

SOBRE

Nos últimos anos, o Instagram se transformou em uma ampla plataforma para divulgação e a própria realização de trabalhos da Indústria Criativa. Os “creators” cresceram e se tornaram a alma da mídia, sendo hoje os principais ditadores de tendências de conteúdo, substituindo para muitos o uma vez famoso título de influencers. Em outras palavras, não basta mais influenciar sem conteúdo, é preciso agregar, produzir e informar.  

Nesse grupo, encaixam-se todo o tipo de produção e uma das que mais se destaca é a artística de cunho visual, o que vai de encontro ao poder do próprio Instagram: o apelo visual. Esse hall de profissionais inclui ilustradores, grafiteiros, artistas plásticos, pintores, designers, artesãos, tatuadores e todas as outras formas de se expressar artisticamente através do visual. 

Basta entrar no perfil da @studiosilvana para entender do que estamos falando. De cara somos atraídos à beleza e singularidade de suas ilustrações, que parecem saltar da tela e invadir suas fotos e o nosso olhar. Arte após arte, somos convidados a ativar um lado bem mais criativo e a prestar atenção a todos os detalhes. Sem dúvida, a sensação é bem diferente dos perfis focados em fotos ou artes mais empresariais.

Por ser uma conta de fora, a legenda pode não interessar a muitos, mesmo assim, a arte se comunica por si só. Logo percebemos as singularidades da artista, seus traços e suas paletas de cores. Os temas também são bastante palpáveis mesmo sem a tradução. Não demora muito e já se pode distinguir a artes dela de qualquer outro.

A presença de imagens com pequenas e delicadas ilustrações também se destacam do habitual que vemos em outros perfis, e até aí percebemos que tudo pode se tornar mais interessante. Essa é a grande atratividade do artista, a necessidade e permissão de ir além do comum. O melhor exemplo disso encontramos no branding (identidade visual) criada por ela a uma marca de jóias. Ao primeiro ver, você pode não perceber que se trata de um logo empresarial, por ser algo tão diferente do geralmente visto, mas acredite, essa é a intenção. Podemos ir além do normalmente associado a uma marca de jóias, assim como podemos ir além do normalmente associado a uma perfil do Instagram. 

Para colocar mais inspiração em seu feed do Insta e quem sabe ir além, indicamos também seguir esses perfis: @priii_barbosa, @lela.brandao e @titoferrara

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

@obviusagency

2997 postagens
525 mil seguidores

SOBRE

Falando em criadores de conteúdo, eis que chegamos aos atuais reis e rainhas do Instagram: os perfis de produção de conteúdo

Como identificá-los? Muito conteúdo de qualidade, ilustrações e artes criativas, temas bem definidos e conteúdo focado e personalizado para o Instagram. Isso mesmo, diferente de outros perfis que podem ter várias plataformas como base ou outra mídia principal, eles têm o foco quase que total no Instagram e em desenvolver com as ferramentas que a mídia oferece. 

Não é por menos que se tornaram a base das principais tendências da rede, ditando comportamentos e aspectos visuais adotados por marcas, influencers e até perfis pessoais. Esse é o caso da @obviusagency, perfil criado pela Marcela Ceribelli com foco em conteúdos voltados ao público feminino, que hoje ostenta nada mais que 520 mil seguidores.

O perfil chamativo e diferente de tudo que já se viu é um convite para uma experiência única de um conteúdo que não se encontra em qualquer lugar. Muito similar ao movimento de revistas femininas modernas e digitais, como a Hysteria, a conta busca apresentar novas perspectivas ao dia a dia do público feminino, com conteúdos de identificação. As temáticas são amplas, mas em geral abraçam a linha de gerar bem-estar e equilíbrio partindo de problemas, dores, medos, estereótipos e barreiras constantes na vida da maioria das mulheres millennials de forma bem mais inclusiva e diversificada. 

O tom de conversa, mais intimista e próximo do público, abre espaço para um laço bem mais profundo e textos bem mais sincerões. Junto a isso, as artes belíssimas, com cores, ilustrações e traços modernos, bastante únicos e sempre mutáveis, também são bem mais convidativos e criam maior entendimento sobre os temas abordados. E como destacamos no início, as ferramentas do Insta são super aproveitadas por essas contas, algo que podemos ver na lista de Reels e séries de IGTVs produzidos com parcerias e convidados especiais. 

Toda essa excelência em conteúdo e público levou a realização de parcerias comerciais, como podemos ver em alguns dos conteúdos elaborados em conjunto com marcas bastante conhecidas ou até patrocinados. Mais recentemente, o destaque ficou com o perfil “filho” – o @chapadinhasdaendorfina – que criou uma linha de roupas de exercício com a C&A.

Ou seja, para quem quer conteúdo de super qualidade e ainda estar por dentro das tendências do Instagram, esse é o lugar para se seguir. Indicamos também seguir esses: @graninhax, @omorandosozinho e @oprazerehtodomeu.

dicas de turismo

@dicasdeviagem

3893 publicações
479 mil seguidores

SOBRE

Os conteúdos de dicas de turismo sempre foram pioneiros nas mídias digitais, sendo os principais temas na era dos blogs e dos vlogs. No caso do Instagram, o casamento deu super certo justamente pela lógica de uso da mídia: imagens falam mais que mil palavras

A capacidade de compartilhar os principais clicks de uma experiência/viagem e investir em imagens de qualidade deram espaço a muitas contas voltadas ao mundo do turismo, esse é o caso de um dos @s mais cobiçados da internet, o @dicasdeviagem. Com um feed dos sonhos composto somente por fotografias, o perfil destaca o poder de encantamento e persuasão da fotografia profissional. Isso mesmo, diferente de outros perfis de aventureiros(as), esse é composto pelas fotos de fotógrafos profissionais, o que destaca ainda mais a beleza dos destinos mais extraordinários deste mundo.

De poses dignas de Instagram a imagens áereas, os milhares de registros parecem quase irreais e mostram desde paisagens bem distante do nosso dia a dia até às belezas brasileiras, incentivando principalmente os destinos menos tradicionais e o turismo local, o famoso lado b das viagens. Ou seja, o mais importante no final das contas é a experiência, foco principal do projeto. 

Tudo isso, além de belo, serve como chamariz para o blog Dicas de Viagem, a principal mídia de comunicação do projeto. Ali, diferentes pontos do mundo estão catalogados e descritos em textos mais densos e repletos de detalhes e informações, perfeito para aqueles que amam se preparar bem antes da viagem, conhecer mais previamente ou planejar todas as rotas, estadias e gastos. O mesmo se reflete nas legendas bem completas, recheadas de dicas e curiosidades. 

Em outras palavras, se existe a conta perfeita para sonhar e planejar as próximas viagens, mesmo durante a pandemia, nós achamos. Para sonhar ainda mais, veja essa daqui: @vamospraonde, @casalforadacaixa e @travelterapia.

marca

@warrenbrasil

426 publicações
53,1 mil seguidores

SOBRE

O que seria do Instagram sem a presença das marcas? Sem dúvida sua popularidade não seria a mesma, já que boa parte das contas que seguimos são marcas. Migradas do Facebook, muitas empresas já fizeram do Instagram a nova principal mídia e cresceram justamente a partir disso. Como é o caso da única conta de marca indicada pela galera, que já chegou destacando as novas tendências em um setor cada vez mais popular: o de finanças e investimentos. 

Similar ao pioneiro Nubank, a empresa gaúcha de investimentos @warrenbrasil busca uma imagem dissociada dos grandes empreendimentos de finança, investindo em uma comunicação mais próxima aos clientes, com temáticas e abordagens mais jovens voltadas à persona millenial e linguagem mais acessível, primando sempre pela transparência e a troca mútua de experiência – como o próprio slogan deles já destaca: “A primeira corretora 100% transparente com o cliente”.

Tudo isso se traduz também na identidade visual minimalista e jovial, desde o logo em tonalidade rosa – uma cor pouco associada a finanças e dinheiro (assim como o roxo) – até os layouts e fontes mais limpas (o famoso design clean). 

Como parte de uma comunicação mais aberta e sincera com o público, a marca busca também educar seu público e participar do movimento de democratização do conhecimento financeiro. Isso pode ser visto nos vídeos lançados via IGTV, recurso muito bem explorado e utilizado por eles, que incluem respostas de perguntas compartilhadas por usuários no YouTube da Warren. Junto a isso, também existem diversos posts com dicas e informações, como o de dicas do Warren Buffett (um dos mais reconhecidos investidores do mundo) e a Warren Pills, uma newsletter personalizada com várias informações tanto do mundo das finanças quanto de outras áreas em geral. 

Além disso, eles não tem medo de expressar certos posicionamentos da empresa quanto a questões de grande importância social, como o empoderamento de empreendimentos liderados por mulheres e a causa #BlackLivesMatter. 

São contas empresariais como essa que agregam e mostram que para “vender” é preciso muito mais que divulgar somente a marca, é preciso conectar. Veja outras que também fazem parte deste movimento: @nubank@querodobra e @taglivros.

vídeo

@geopizza

1949 publicações
147 mil seguidores

SOBRE

Uma das características mais positivas da redes sociais é a democratização de conhecimento, o que vai de encontro a uma de suas características mais sombrias, as fake news. No fim, cabe a nós como usuários potencializar os conteúdos verdadeiros produzidos por aqueles que realmente se preocupam com a divulgação ética de informação

Nisso se encaixam a valorização de contas de perfis informativos – como jornais e órgãos públicos – e produtores de conteúdo, principalmente os conteúdos educativos, como é o caso do canal @geopizza. Não se engane pelo nome, não estamos falando de uma pizzaria, mas sim de um perfil onde o conhecimento geopolítico reina e todas as fontes de origem são creditadas – ponto muito importante para se garantir a veracidade das informações. 

Sem falar que aqui a informação é acessível e atrativa para todos. Nada de termos muito complicados ou temáticas chatas, o intuito da conta é justamente tornar os temas mais atrativos ao público em geral, com pequenas curiosidades, ilustrações de fácil entendimento, imagens chamativas, mapas e bastante infográfico – o mix perfeito entre informação e ilustração de fácil entendimento. 

Já àqueles que quiserem aprofundar os conhecimentos, a conta é justamente uma plataforma de divulgação do podcast Geopizza e seu super slogan – “Afinal, toda história acaba em pizza”. Com programas quinzenais, os temas de história, geografia e política se conectam para contar diferentes períodos complexos e curiosos da nossa sociedade, desde os mais conhecidos até os mais afastados de nossa realidade atual.  

Outro grande atrativo e que vai de total encontro ao já comentado fator visual do Instagram são as imagens antigas em preto e branco coloridas pelo criador da conta, o Rodrigo Zottis. Um trabalho de grande esmero e que demonstra o uso positivo das novas ferramentas que o digital nos oferece. 

Prestigie mais perfis como esse, seguindo também: @arvoreeagua, @pensamentovincular e @nexo_jornal.

vídeo

@startupdareal

167 publicações
40,9 mil seguidores

SOBRE

Humor ainda é uma das principais formas de comunicação e engajamento na grande maioria das mídias digitais, como podemos ver nos principais canais do YouTube, no boom do TikTok, na atemporalidade dos memes e na sobrevivência do Twitter. Mas será que o mesmo vale para o Instagram?

Pode ter certeza que vale e muito, como podemos ver no perfil da @startupdareal. Junte humor ácido e o famoso efeito Sia de anonimato e você tem uma conta de sucesso. Não precisa nem se adequar às bases de uso do Instagram, imagem e design aqui não são tão necessários, o que importa é o efeito da piada. E coloca efeito nisso, já que o tema de grande parte delas é criticar e tirar aquele sarro do mundo do empreendedorismo, um espaço amplo e com bastante assunto pra manga e muita gente para se identificar. 

Como um projeto com foco principal no Twitter, logo percebemos que a conta acaba recebendo muitos dos prints da outra mídia, todavia, a tendência pegou e atualmente vemos essa técnica se  popularizando entre criadores e marcas de grande relevância. Juntamente, também encontramos os tão populares e sempre amados memes, que ainda hoje se transformam e criam novas formas de fazer humor e criar referências culturais. 

Mas não para por aí! Similar a outros projetos, as ideias se ampliaram e criaram novos rumos de se conectar ao público ou até de monetizar a produção. Nesse caso, o lançamento de dois livros, a criação de um clube do livro com abordagem mais séria e até podcasts divertidos sobre comida renderam ao perfil uma maior diversidade de conteúdos e plataformas. 


Por fim, não podemos deixar de destacar o posicionamento e teor sócio-político de muitas das críticas e conteúdos produzidos. Até porque esse é o cerne de tudo ali feito: pensamento crítico. O humor ainda é uma grande arma para instigar as pessoas a refletir e enxergar os absurdos da vida e esse perfil é uma prova importante disso. Por isso, destacamos também essas contas similares: @coachdefracassos, @greengodictonary e @jornalsensacionalista.

Agora, qual indicação você mais gostou? Quais outras contas do Instagram você acredita que merecem o reconhecimento nesta data tão importante?

Aproveite para nos seguir no Instagram e acompanhar outros conteúdos como esse: @bigdreamagencia

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