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Mockup Cartão Spo

Caso SPO: quando diferencial e credibilidade se encontram

Quer conhecer mais sobre os trabalhos que realizamos? Essa é a sua oportunidade.  A série especial “Criando Grandes Sonhos” irá narrar casos e parcerias que marcaram a jornada da agência, especificando momentos chave e os principais trabalhos executados, com as perspectivas de sucesso e de aprimoração. Seja bem-vindo a nossa caminhada!

Neste primeiro texto, relatamos a experiência com uma empresa local de enorme potencial de mercado, mas que precisava de um guia para saber como chegar lá. Descubra mais sobre a SPO Tecnologia, da cidade de Harmonia, no Vale do Caí.

Reconhecido pelo forte setor moveleiro e pelo agronegócio, poucos sabem que diversas cidades do Vale do Caí vem se tornando um centro de desenvolvimento tecnológico na área da informática, tudo isso devido aos jovens, estudantes e visionários, que entenderam particularidades locais cuja as empresas de referência, com base em grandes centros urbanos, nunca entenderiam.

No centro dessa cena, encontra-se a SPO Tecnologia, fundada em agosto de 2017 por Odair Pianta, 27 anos, bacharel em Gestão Financeira pela Unisinos. “Surgimos da demanda do mercado por softwares de gestão especializados na área fim da empresa ou em uma área específica, que não eram atendidas pelos grandes softwares presentes no mercado”, ele relata.

Mas, nem sempre todo conhecimento e diferencial do mundo consegue se destacar sem certas aprovações do mercado, aprovações essas que geram credibilidade, destaque competitivo e sucesso. Para chegar neste ponto, e superar os primeiros estágios de inserção comercial, estratégias sólidas e metas bem definidas são importantíssimas. Ou seja, o marketing é um dos pilares que podem erguer ou derrubar uma empresa em seus primeiros anos (ou em toda a sua história).

Seu papel pode não parecer simples, com razão, pois pode ser complexo; mas de forma resumida, é o marketing que desenvolverá a noção de marca. O conceito de negócio parte de oferta e venda, custo e receita. Uma empresa parte das pessoas que a constroem, da hierarquia e relação entre todos, dos processos necessários e do serviço/produto ofertado. Já a marca se assemelha à ideia e ao conceito da empresa, ela é a imagem e a mensagem que se busca transmitir, como se fosse a personalidade ou uma pessoa que gera conexões, transmite valores e impacta realidades sociais.

“Na era digital, na qual há inúmeras opções para atender as necessidades das empresas, ter uma marca com credibilidade é imprescindível para manutenção e geração de novos negócios”.

Odair Pianta

Tendo isso em mente, é entendível que boas estratégias de marketing são essenciais para estabelecer um espaço de confiança e profissionalismo, que conecte o cliente diretamente aos pontos de qualidade da empresa, abrindo terreno para um relacionamento mais sadio.

Ironicamente, uma das nossas ações de credibilidade, o blog, foi o que nos levou a realizar essa parceria em primeiro lugar. Após a leitura de alguns textos e a percepção da qualidade de conteúdo, Pianta contatou a agência, com quem via também a possibilidade de um atendimento mais próximo.

Logo, notou-se a necessidade de se estruturar o posicionamento da empresa dentro do mercado. Para isso, os trabalhos que realizamos se enfocaram em três eixos:

Branding

Neste ponto, desenvolvemos a identidade visual da marca, determinando os elementos visuais que representam a marca ao público; isso envolve a escolha de cores, fontes, traços, decodificadores e outros. Um processo de criação que tem como principal conclusão a definição do logotipo. Partindo disso, também são planejadas as estratégias de posicionamento, conteúdo e comunicação.

Posicionamento

Momento em que define-se o posicionamento da empresa no mercado, assim como, em relação aos clientes. Neste processo, utiliza-se de diferentes metodologias do marketing, como o Golden Circle, SWOT e a composição de personas. De forma resumida, isso deixa mais claro os pontos fortes e fracos - ou seja, que devem melhorar - da empresa, da mesma forma, que elucida concorrências e as melhores estratégias para aprimorar o trabalho/comunicação.

Estratégias de Venda

Com o posicionamento definido, é mais fácil entender as estratégias de venda que funcionarão melhor para cada caso. Dessa forma, neste ponto, coloca-se em prática esse conhecimento para planejar ações de incentivo a venda e conexão com possíveis clientes, que podem ser Inbound (forma mais branda, que cria conexões com o cliente por meio de conteúdo) e/ou Outbound (forma mais direta e tradicional, que investe em estimulo de consumo).

Foram nove meses dedicados ao aperfeiçoamento das estratégias, com trabalhos de criação, assessoria e planejamento, para alcançarmos o patamar em que os resultados esperados fossem naturais e longínquos. No meio deste período, a relação se aprofundou e fez com que todos nós evoluíssemos em conjunto. “Revelou-se uma jornada de muito crescimento e troca de experiências. O que superou as expectativas e gerou um grande impacto em nossa empresa”, enfatiza Odair. O sentimento é recíproco, pois sabemos que o trabalho foi transformador quando ele deixa marcas positivas em ambos os lados, tanto na marca quanto na agência responsável.

Quanto à posição da empresa atualmente no mercado tecnológico, seu diferencial já não é somente um ideia desconhecida; com as estratégias corretas, isso se tornou o cerne crível da empresa, o impulsionador da marca. Com impulsão de público, o sentido de expertise foi definido como carro-chefe da SPO. “Percebemos uma mudança em nossos atuais clientes, que passaram a nos tratar como uma empresa madura. Prospectamos clientes que não teríamos conseguido sem possuir uma marca e posicionamento definidos, explica Pianta.

Se identificou com a história de Odair? Sua empresa também pode evoluir bastante com as estratégias corretas de marketing e comunicação. O principal é que profissionais qualificados estejam engajados nessa produção. Não fique para trás nas transformações do mercado, se posicione e cresça conosco.

Abra seus olhos para um novo mundo!

Conheça as soluções e estratégias que podem destacar a sua empresa.

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