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Para o sucesso futuro, auto-avalie-se

Chegou aquele momento do ano de olhar para trás e avaliar a jornada que foi feita até o momento. Identificar quais foram os pontos altos e os baixos, entender as circunstâncias que levaram a eles e aprender com essa experiência para reger um plano estratégico para o ano que está por vir.

Para os setores de comunicação e marketing, esse período de avaliação e crítica é importantíssimo, pois define os planos e campanhas futuras, alerta crises, demonstrar necessidade de mudanças ou até mudanças do próprio público-alvo e da visão da marca. Portanto, torna-se de extrema relevância um período reservado especificamente para auto-avaliação feita com atenção e estudo meticuloso de métricas.

Existem diversas formas de se realizar essa avaliação, e, geralmente, mais de uma delas é necessária para se ter uma melhor noção dos sucessos e do que é preciso melhorar ou mudar. Primeiramente, temos que resgatar os planejamentos estratégicos iniciais e comparar com o que foi atingido. Nesse caso, vários pontos podem e devem ser avaliados: se os objetivos traçados foram alcançados (se não, devemos buscar o porquê sempre), qual foi o alcance da meta de público e se o orçamento investido obteve retorno (isto vai depender do tipo da campanha e estratégia, se ela é de prazo mais longo, então somente podemos calcular se estamos no caminho correto para futuramente obter o retorno).

Outro método bastante utilizado e que traz bastante conhecimento sobre o desempenho são as pesquisas aplicadas, no offline e online, que demonstram e avaliam os resultados de uma campanha diretamente com quem mais importa, que é o público. Mas não acredite que essa é a única forma de encontrar os indicativos de engajamento, outras métricas também podem ser utilizadas.

Os indicativos podem ir de avaliações e cálculos mais gerais, como comportamento e desempenho no mercado em um geral, até gerenciamento de novos produtos e portfólios, rentabilidade de equipes e práticas, análise de promoções, métricas de social media e mídia online e muitas outras. Por isso, torna-se importante decidir quais serão os critérios a serem medidos na avaliação final, quantos mais poderem ser abordados (com qualidade) melhor.

Um auxílio a esse processo, é o acompanhamento e medição da execução, repercussão, recebimento, engajamento e resultados durante toda a trajetória da campanha ou do ano. Isso facilitará no fim, pois você não estará de mãos abanando, sem saber por onde começar. Já haverá uma base de números, métricas e informações para se construir uma avaliação que até será mais detalhada, de passo a passo, não somente do objeto final.

Também é incentivador o feedback dos gerentes e superiores, ou CEO’s, pois o reconhecimento tanto do esforço como a crítica construtiva sempre vão criar um melhor laço entre os profissionais, algo que, por conseguinte, torna o marketing e comunicação mais verdadeiro e criativo.

Por fim, mantenha em mente que dificilmente uma ação de marketing ou comunicação tem 100% de sucesso sem problemas no percurso, mas elas podem sim surpreender ou servir de aprendizado, por isso, independente das avaliações negativas ou positivas, tenha paciência e lembre-se que no mundo atual tudo muda muito rapidamente, e que isso dificulta os planejamentos estratégicos, mas não os torna impossíveis e não os descarta como uma das partes mais importantes para o sucesso do seu negócio.

Tendo isto posto, desejamos a todos um 2018 de muito sucesso, conquistas e inovação.

Utilize também o feedback do cliente como métrica de avaliação!

Descubra como e o porquê em nosso texto - "Feedback do cliente: uma ferramenta preciosa para evoluir"

Após a avaliação, planeje seu ano!

Aprenda como em nosso texto "Aquele que planeja, só tende a crescer"

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